• Engenho e Arte

A HUAWEI ESTABELECEU A SUA UNIDADE DE CLOUD E IA COMO UM DOS SEUS NEGÓCIOS PRINCIPAIS


HUAWEI APOSTA NUM ESFORÇO CONCENTRADO PARA MELHORAR A SUA IA E AUMENTAR O SEU NEGÓCIO DE SERVIÇOS DE DADOS EM CLOUD


A Huawei Cloud é o quarto principal grupo de negócios da empresa, juntamente com os seus grupos de operadoras, empresas e consumidores, indicando a aposta que vê nesta jovem unidade.

A Huawei Cloud foi  estabelecida  como uma pequena unidade em 2017, mas cresceu rapidamente, criando mais de 180 serviços na Cloud até meados de 2019. No entanto, a empresa ainda vê muito espaço para melhorias nesta unidade conforme o seu comunicado de que os seus negócios de Cloud "precisam de desenvolver ainda mais os seus recursos de IA e aprimorar a sua vantagem competitiva em serviços empresariais".


A Huawei pode alavancar o seu novo grupo de negócios da Cloud e IA de duas maneiras: 

O novo grupo de negócios pode ajudar a Huawei a capturar uma fatia maior do mercado chinês de armazenamento em Cloud que cresce rapidamente. O mercado da cloud chinês é dominado pelo Alibaba, que representou 45% do mercado no terceiro trimestre de 2019, enquanto o grupo de Cloud da Huawei foi relegado à categoria de "outros", o que significa que representou menos de 8%. Ao estabelecer o negócio da Cloud e a IA como um grupo de negócios principal, esta divisão terá provavelmente a sua própria liderança sénior que poderá representar melhor a unidade nas reuniões da empresa e lutar por mais recursos. Esse aumento de recursos pode ser usado para melhorar o produto da Cloud da Huawei, bem como das suas equipes de vendas e marketing. É importante que a Huawei faça um esforço para intensificar os seus esforços na Cloud agora, já que o mercado chinês actualmente tem espaço para um crescimento considerável. O mercado da Cloud na China em 2018 tinha apenas 8% do tamanho do mercado da Cloud nos EUA, mas está previsto para triplo em tamanho até 2023.

A criação do grupo de negócios da Cloud e IA também poderia reforçar o novo sistema operacional (SO) da Huawei. Devido a questões de comércio que ameaçam o acesso da Huawei ao Google Android OS, a Huawei foi obrigada a estrear o seu sistema operacional alternativo, HarmonyOS, em Agosto de 2019. Este sistema operacional não tem acesso ao Google Play Services, o que significa que a empresa deve vir apresentar uma opção, bem como um sistema de Cloud de suporte, para fornecer a funcionalidade que os consumidores e desenvolvedores esperam. A empresa já está a desenvolver o seu próprio serviço de mapeamento para o sistema operacional e está a trabalhar com desenvolvedores em todo o mundo para criar aplicativos para o novo sistema operativo. Embora a Huawei não planeie usar o sistema operacional nos seus telefones, a menos que seja absolutamente necessário, o HarmonyOS foi implementada inicialmente nas suas TVs inteligentes e a empresa afirmou que o sistema operativo pode ser facilmente adaptado para os futuros telemóveis. 


Ao focar suas ambições na Cloud no mercado global da Cloud, bem como no suporte ao seu crescente sistema operacional para smartphones, a Huawei pode seguir uma estratégia semelhante ao Google. O Google Cloud tornou-se um dos principais players no grande mercado da Cloud dos EUA, a caminho de gerar 8 biliões de USD em receita por ano enquanto terceiro fornecedor de Cloud dos EUA  .

Além disso, a Google utiliza a sua Cloud para dispositivos executados no Android para fornecer seu ecossistema de serviços, como Google Maps ou Google Sign In, em aplicativos de terceiros. Para crescer, o Google precisou alavancar os seus principais pontos fortes, como seu ecossistema diversificado de serviços, e se concentrar em num número limitado de serviços verticais, uma estratégia que a Huawei também pode seguir. No futuro, a Huawei poderia agrupar as suas ofertas 5G com sua plataforma em Cloud para garantir os contratos que exigem transmissão de dados de baixa latência para funções críticas, como no sector médico, onde a China já implementou a primeira rede 5G privada do mundo para um campus médico.



Gostou? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos


Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com

6 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Ícone do Twitter Branco

© 2019 Orgulhosamente criado com Engenho & Arte