top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

A ROTA DA SEDA COMEÇA COM A MAIOR PONTE DO MUNDO


A PONTE SHEIKH JABER AL-AHMAD AL-SABAH FOI INAUGURADA A 1 DE MAIO DE 2019, BATENDO O RECORD MUNDIAL DE SER A MAIOR LIGAÇÃO ACIMA DO MAR COM OS SEUS 34 QUILÓMETROS


A cidade do Kuwait, capital do Kuwait, e a futura cidade de Madinat Al-Hareer estão agora conectadas.


A combinação de duas pontes marítimas, a Subiyah Link (36,1 km) e a Doha Link (12,4 km), torna esta ligação numa das maiores pontes do mundo.

DAR foi o consultor líder no projecto, trabalhando com as empresas do Dar Group, TY Lin International, Ross & Baruzzini e Currie & Brown.

O objectivo da Autoridade Pública de Estradas e Transporte do Kuwait era garantir uma vida útil de 100 anos num dos ambientes marinhos costeiros mais agressivos do mundo.

A ponte facilita o desenvolvimento da região desabitada da fronteira de Subiyah, que será o local de uma importante zona de livre comércio, Madinat al-Hareer ou Silk City.

Áreas de terreno de 350.000m² e 600.000m² foram recuperadas em cada extremidade da ponte, enquanto duas ilhas artificiais de 300.000m² cada foram criadas ao longo de sua extensão.

O passadiço tem duas faixas de rodagem, cada uma com largura total de 17 m e três faixas de tráfego, uma faixa de emergência e um acostamento.

A secção principal reduz o tempo de viagem da Cidade do Kuwait a Subiyah de 70 para 20 minutos.

Uma ponte de tirantes na secção principal cria um canal de navegação de 120 m de largura e 23 m de altura para permitir o acesso ao porto de Doha do Kuwait. Esta abertura no passadiço é sustentada por um pilar de 151 m de altura, inspirado na sua forma por um veleiro tradicional, mas não convencional em sua engenharia. O uso de treliças estruturais evita a necessidade de apoios convencionais.





O grupo de engenharia francês Systra projectou uma ponte marítima de mais de 34 quilómetros sobre a baía do Kuwait, no Golfo Pérsico. Este é um recorde mundial, diz Systra. Na verdade, a ponte que liga Hong-Kong, Zhuhai e Macau na China, Com 55 quilómetros de extensão é cortado por um túnel marítimo de mais de seis quilómetros, deixando o campo aberto à estrutura kuwaitiana.


No “Link Principal”, existe uma ponte de tirantes de 340 metros de comprimento com um vão principal de 177 metros e uma ponte terrestre de cerca de 4,5 quilómetros ligando às redes rodoviárias do trevo de Ghazali na cidade do Kuwait. Além do troço principal, com 36,1 quilómetros de extensão, outros 12,4 quilómetros ligam a estrutura a Doha, cidade do Kuwait que leva o mesmo nome da capital do Catar. Também foram construídas duas ilhas artificiais de 30 hectares cada, dois aterros de 30 e 60 hectares, duas marinas e 30 edifícios (16.000 m²) destinados à manutenção e gestão.





O impacto ambiental limitado tanto quanto possível.

No total, foram 66 meses de trabalho para o consórcio formado pela empresa sul-coreana Hyundai E&C e a kuwaitiana CGCC para concluir as obras. Durante a construção, foram construídos “ blocos ecológicos ” para substituir o habitat natural da fauna marinha, destruído pela criação de ilhas artificiais. Para cumprir os prazos extremamente apertados, as equipes de trabalhadores revezaram-se "24 horas por dia, às vezes até quando a temperatura ultrapassava os 50 ° C ", ressalta a construtora coreana, no seu comunicado.


Entidade adjudicante: Entidade pública para estradas e transportes (PART)

Grupo de empresas: Hyundai E&C, CGCC, Systra

Duração da construção: 66 meses

Custo: 3,6 mil milhões de euros


Características:

Travessia de 48,5 km marítimo (36,1 km para o troço principal e 12,4 km para o troço de Doha)

  • Duas ilhas artificiais de 30 hectares cada

  • Dois aterros de 60 e 30 hectares

  • 1.510 estacas perfuradas

  • 1.190 pilares,

  • 24 encontros

  • 1.107 vãos e quatro vãos em laje de ponte betonadas no local

  • 12 vãos em vigas I pré-fabricadas (72 vigas) e laje betonada no local

  • 2 tabuleiros em caixão de 164 metros de comprimento para a ponte de tirantes





GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com

256 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page