top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

CORONAVIRUS TUDO O QUE PRECISA DE SABER

Atualizado: 11 de fev. de 2020


A PREOCUPAÇÃO DE UMA PROPAGAÇÃO GLOBAL CRESCE


Não há falta de informações quando se trata do novo Coronavírus que foi relatado pela primeira vez entre indivíduos infectados em Wuhan, província de Hubei, China. Mas a quantidade de informações e a velocidade em que são produzidas estão superando as investigações e o que as autoridades realmente sabem sobre o vírus.


Nas últimas duas semanas, houve especulações e suposições sobre o vírus, desde a sua origem até a forma como é transmitido entre seres humanos. Um estudo sugeriu cobras como a fonte do vírus. Enquanto isso, as principais publicações na comunicação social sugerem a sopa de morcegos como o culpado. Mas, na realidade, a fonte do actual surto permanece desconhecida.


Para filtrar a confusão de informações questionou-se a OMS, Organização Mundial da Saúde, a principal agência de saúde das Nações Unidas mandatada pelos países para fornecer orientação e informações detalhadas sobre questões de saúde pública, para entender o que é conhecido e o que ainda é desconhecido sobre o vírus.


Como o vírus é transmitido?

Durante os surtos de SARS e MERS, a transmissão de homem para homem ocorreu através de gotículas, contactos, objectos e materiais que provavelmente apresentariam infecção. Isto sugere, segundo os especialistas, que o modo de transmissão do 2019-nCoV pode ser semelhante. No entanto, isto não está comprovado.

“Até o momento, não temos evidências suficientes para determinar o modo exacto de transmissão. Sabemos que há transmissão de pessoa para pessoa. Ainda precisamos de mais análises dos dados epidemiológicos para entender toda a extensão dessa transmissão ”, disse o porta-voz da OMS Tarik Jašarević.

O mesmo vale para as taxas de transmissibilidade do vírus, disse Jašarević.

Inúmeros estudos de modelagem foram publicados on-line que fornecem informações sobre as taxas de transmissibilidade do vírus. Mas a OMS diz que isso ainda requer mais análises.


O vírus pode ser transmitido quando uma pessoa é assintomático (sem sintomas)?

Isso também é desconhecido. Jašarević disse que a OMS está a trabalhar com as redes de especialistas para analisar as sequências completas do genoma do vírus à medida que elas se tornam disponíveis, mas que a agência da ONU não recebeu evidências de que o vírus tenha mudado a partir de 28 de Janeiro.

O período de incubação do vírus também ainda está sob investigação.

“As estimativas actuais do período de incubação variam de 2 a 10 dias, e estas estimativas serão refinadas à medida que mais dados estiverem disponíveis. Compreender o momento em que os pacientes infectados podem transmitir o vírus a outras pessoas é fundamental para os esforços de controle.

“Em surtos anteriores de outros coronavírus, como o coronavírus da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV), alguns indivíduos podem ser assintomáticos e transmitir para outros. Informações epidemiológicas detalhadas de mais pessoas infectadas são necessárias para determinar o período infeccioso de 2019-nCoV ”, disse ele.

Quão fatal é o 2019-nCoV?

"A taxa de mortalidade no momento parece estar em torno de 2-4%, com base em relatórios das autoridades chinesas", disse Jašarević.


As mortes estão a ocorrer apenas entre os idosos com idade acima de 50 anos?

A maioria dos que morreram eram idosos com sérias condições de saúde subjacentes e sistemas imunológicos debilitados, com base nas informações que a OMS recebeu das autoridades chinesas. No entanto, "esta é uma doença nova e nosso entendimento está mudando rapidamente", disse Jašarević.


Qual é a taxa de casos graves que recuperam-se e a taxa de casos graves que morrem?

Até o momento em que este artigo foi escrito, existem 1.239 casos graves registrados na China. Mas Jašarević disse que a OMS não tem informações sobre quantos casos graves se recuperaram e quantos casos graves morreram.


Qual é a fonte do surto?

“Segundo as autoridades chinesas, e como parte das investigações epidemiológicas em andamento, os especialistas colectaram amostras ambientais do mercado de frutos do mar de Huanan e os resultados dos testes mostraram que algumas amostras foram positivas para o 2019-nCoV, embora ainda não tenha sido encontrado uma fonte animal do surto. Paralelamente, também são realizadas investigações em outros mercados de alimentos da cidade de Wuhan ”, disse Jašarević.


Existe transmissão de pessoa para pessoa nos países que relatam casos importados?

Os dois casos confirmados no Vietnam envolvem um cidadão chinês que viajou de Wuhan para o Vietnam e um de seus familiares.

"Este pode ser um caso suspeito de transmissão de humano para humano entre contactos próximos, num agrupamento familiar, mas as autoridades ainda estão investigando os dois casos e ainda há um rastreamento de contactos em andamento", disse Jašarević.



GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com


473 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page