• Henrique Fernandes

ENGENHEIROS CIVIS ILUSTRES - António Bomfim Barreiros


"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."

If I have seen further it is by standing on the shoulders of Giants.

[Carta de Newton para Robert Hooke, 5 de Fevereiro de 1676; Inspirada numa famosa metáfora (em Latin: nanos Gigantum humeris insidentes) atribuída por John de Salisbury à Bernard de Chartres]


É sabido que a Engenharia Civil e os seus profissionais, atravessam um período de desalento e baixa autoestima, resultante de toda uma situação complexa que foi criada e imposta aos Engenheiros Civis, pelo poder político e com a inércia daqueles que, sem dúvida bem-intencionados, não souberam- ou não puderam- defender o prestígio do Engenheiro Civil Português.

Importa, pois recordar, ainda que sucintamente, os colegas ilustres que nos antecederam, até para que nos sirvam de modelo e inspiração.

Não procurarei seguir qualquer padrão cronológico ou de qualquer outra natureza, mas simplesmente divulgar a informação que existe e está disponível.


Da Universidade Digital podemos obter o texto a seguir.


António Bomfim Barreiros nasceu no Porto, na freguesia do Bonfim, a 9 de Julho de 1886. Foi um dos quatro filhos de Luís José de Brito Barreiros e de Maria Bomfim Barreiros.


Estudou na Academia Politécnica do Porto e, em 1912, terminou o curso de Engenharia Civil e Obras Públicas na escola de Engenharia anexa à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.


Entre 1914 e 1933 ensinou "Desenho Linear Geométrico e Princípios da Perspectiva", "Desenho Linear Geométrico, Geometria Descritiva e Perspectiva" e "Geometria Descritiva e Esterotomia" na Escola de Belas-Artes do Porto.

A 26 de maio de 1919 tomou posse do lugar de 1.º assistente da 1.º secção da Faculdade Técnica e a 29 de outubro de 1932 assumiu funções como professor catedrático do 2.º grupo (Estradas e Caminho de Ferro) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.


António Bomfim Barreiros foi diretor do Museu e Gabinete de Topografia, Bibliotecário e delegado dos professores catedráticos da FEUP ao Senado Universitário. Atingiu o limite de idade em 9 de julho de 1956, jubilando-se no ano seguinte (Diário do Governo, 2.ª série, n.º 218, de 24 de outubro).


Entre 1923 e 1941 foi Engenheiro-chefe do Serviço da Carta da Cidade, na Câmara Municipal do Porto, tendo, entre outros trabalhos, elaborado a Carta Topográfica da Cidade do Porto. Com o arquiteto Arménio Losa realizou diversos trabalhos para a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, entre os quais se contam "Pavimentação a macadame da R. João de Deus, Mafamude" (1939), "Elaboração do Plano Geral de Urbanização de Vila Nova de Gaia" (1945 e 1948) e "Empreitada para a elaboração do Plano Geral de Urbanização de Vila Nova de Gaia – Zona do Cabo Mor" (1948). Gisou um plano de urbanização para Viseu e foi autor de inovações práticas para a resolução de problemas na sua área de especialidade.


António Bomfim Barreiros também trabalhou com o irmão, Guilherme Bomfim Barreiros, engenheiro de formação e fotógrafo por vocação, designadamente num projeto para alargamento dos arruamentos na zona da Trofa. Foi vogal do Conselho de Administração dos Caminhos-de-Ferro e do Conselho Superior de Obras Públicas (1952).


Publicou obras científicas como "A Triangulação da Nova Planta do Porto" (1928), "Formação -das equações de erro nas triangulações cadastrais" (1930), "O método de Gehler e o método de Cross no cálculo das estruturas contínuas" (1951), "Regularização das curvas das vias férreas pela correção das flechas: método geométrico por anamorfose" (1953), "A reprodução de plantas em que o papel sofreu contrações desiguais segundo as direções ortogonais" (1959).


Morreu no Porto a 21 de Novembro de 1977.


Crédito de (Universidade Digital / Gestão de Informação, 2012)


3 de Julho de 2020

Eng. Henrique Fernandes


GOSTOU? Então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos.

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com


#engenharia #engenhariacivil #engenheirocivil

175 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Ícone do Twitter Branco

© 2019 Orgulhosamente criado com Engenho & Arte