top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

2020 TRENDS EM RH

Atualizado: 19 de jan. de 2020


INTELIGÊNCIA SOCIAL OU PENSAMENTO INOVADOR, ENTRE AS 10 HABILIDADES MAIS REQUISITADAS EM 2020


Embora o uso e o gestão de dados tenham-se tornado um factor-chave, não menos importante é criar mecanismos que promovam a criatividade, dominar diferentes disciplinas ou ter inteligência emocional que permita que os funcionários trabalhem com seus colegas de uma maneira produtiva e satisfatória, virtual ou presencial.

Nesse sentido, e na ocasião do início do ano com base nas recomendações do Institute for the Future (IFTF) para a Universidade de Phoenix evidenciamos as seguintes:


Inteligência social

As organizações valorizam positivamente os profissionais que detectam rapidamente as emoções das pessoas ao seu redor e adaptam a sua comunicação a elas. Sempre foi uma habilidade essencial nos processos de selecção, mas actualmente é decisiva, pois em novos ambientes de trabalho os funcionários devem cooperar e construir relacionamentos com grandes grupos de pessoas em diferentes contextos.


Pensamento inovador e adaptável

O pensamento inovador é a capacidade de fornecer soluções e respostas além da rotina ou do que as regras estabelecem. Embora essa seja uma habilidade sempre exigida, diante deste novo ano é essencial ser inovador e adaptável devido às mudanças contínuas que surgem nas empresas que cruzam as linhas mais convencionais.


Cultura e diversidade

O sucesso dos profissionais que trabalham em diversos ambientes advém da capacidade de identificar pontos comuns (objectivos, prioridades, valores, etc.) que transcendem as suas diferenças e permitem que eles construam relacionamentos e trabalhem em equipe de maneira eficaz.


Big data

Os recrutadores avaliarão os candidatos que incluem análise estatística e habilidades de raciocínio quantitativo nos seus currículos. A capacidade de traduzir grandes quantidades de dados abstractos e entendê-los é uma habilidade altamente exigida.


Mentalidade criativa

Num mundo tão exposto aos dados, os profissionais preferidos pelas empresas serão aqueles que representam e desenvolvem métodos de trabalho focados nos resultados de forma criativa, que permitem às empresas sair da linha seguida por todos e liderar o campo de actuação, a inovação.


Ser capaz de tomar decisões significativas

A robotização optimizará muitos processos e, ao mesmo tempo, levará a uma procura crescente por aquelas funções que as máquinas não podem executar. Assim, o pensamento crítico, isto é, tomar decisões significativas, sendo uma faculdade que não pode ser codificada, será uma das habilidades mais exigidas para criar uma visão única e crítica.


Educação para os média

A capacidade de avaliar e desenvolver o conteúdo proveniente dos diferentes canais de comunicação e usá-los como um elemento de persuasão será uma vantagem para o trabalho. Os profissionais devem estar preparados para avaliar da mesma maneira o conteúdo de diferentes canais de comunicação, como vídeos, documentos escritos ou uma apresentação.


Transdisciplinaridade

Neste milénio, as abordagens multidisciplinares irão dominar o cenário. Essa mudança tem implicações importantes no conjunto de habilidades profissionais exigidas pelas organizações: pessoas com capacidade de entender e inter-relacionar conceitos e abstracções em várias disciplinas.


Gestão do conhecimento

A separação de informações pela sua importância, para aumentar a capacidade cognitiva também será uma das habilidades mais valorizadas nos processos de selecção. Os funcionários devem desenvolver a sua capacidade de estruturar, classificar e rotular informações de maneira eficaz.


Colaboração virtual

Numa realidade em que o trabalho em equipe é composto por pessoas em diferentes partes do mundo, é essencial desenvolver a capacidade de trabalhar produtivamente em solidão, remotamente e ao mesmo tempo, demonstrar que eles estão presentes e participam de decisões .



Gostou? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos


Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page