• Engenho e Arte

PRÉDIO EM MADEIRA MAIS ALTO DA AMÉRICA DO NORTE

Atualizado: Ago 12


UMA PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO EM MADEIRA DE EDIFÍCIOS EM ALTURA, CONTINUA A EVOLUIR ESTA TECNOLOGIA E CRIAR UM CAMINHO PARA UMA MAIOR SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO


As enormes janelas em zigue-zague separam estes dois prédios de madeira laminada cruzada , que a empresa de arquitectura dinamarquesa 3XN propôs para  Toronto . 

Chamado de T3 Bayside, o complexo de escritórios de 10 andares é proposto para uma propriedade perto do Lago Ontário, na cidade canadense.

A proposta do T3 Bayside compreende dois grandes volumes projectados para atingir 42 metros de altura no ponto mais alto. Se concluído, ele deverá tornar-se o "edifício de escritórios de madeira mais alto" da América do Norte, de acordo com a 3XN .

A empresa escolheu a madeira laminada cruzada, mais conhecida por CLT, para o projecto, com milhares de placas de madeira expostas nas fachadas.

O CLT é uma madeira formada por secções de madeira laminada para torná-la particularmente forte. Foi seleccionado pelo escritório de arquitectura por causa dessa propriedade, além do seu baixo impacto ambiental e climático, seguindo uma tendência recente para o material .

"O uso de madeira contribui para a sustentabilidade do edifício, reduzindo o tempo de construção e permitindo que os elementos do edifício sejam facilmente desmontados e reutilizados para outros fins", disse a 3XN em um comunicado do projecto.

"O uso de madeira, um material respirável e absorvente que permite a libertação de humidade, garante um ambiente interno naturalmente regulado e saudável", afirmou a empresa.

As representações de T3 Bayside mostram que cada estrutura terá uma cobertura em terraços escalonados que desciam em direcção ao meio para criar uma imagem espelhada.

Combinando essa formação, há uma série de cortes diagonais no meio das estruturas, que parecem marcar áreas comuns dentro dos edifícios.


Outra característica importante do esquema é a proposta de uma grande praça para ligar os dois edifícios. Ela foi projectada para ser revestido em saguões de canto, lojas e cafés. Também dentro da praça serão compartilhados espaços para exposições e galerias.

"O edifício cria um nível do solo cheio de actividades, com oportunidades de comércio disponíveis por todos os lados", afirmou o estúdio. "Partes iguais do mercado urbano, espaço social e paisagem, a nova praça é o coração público do projecto T3 Bayside".

A materialidade da madeira também define o interior do projecto do escritório, que inclui espaços variados de pé direito duplo para uma mistura de espaços de trabalho e comunitários.

"Com a T3 Bayside, criamos escritórios flexíveis que podem atender aos requisitos de um grupo diversificado de locatários, no momento e no futuro próximo", disse Kim Herforth Nielsen, fundador e director de criação da 3XN.

Muitos edifícios de madeira foram propostos recentemente para o Canadá, aproveitando ao máximo os recursos disponíveis no país.


"O Canadá, com as suas grandes florestas, parece um local natural para a construção do mais alto edifício de escritórios de madeira da América do Norte", disse Jens Holm, sócio responsável pela 3XN North America e chefe de design do projeto T3.

Vários arquitectos têm favorecido a CLT em vez do betão armado ou do aço nos últimos anos, devido à sua sustentabilidade, qualidade e rapidez de construção.

Outros projectos de madeira que atingem grandes alturas em todo o mundo são o Mjøstårnet da Voll Arkitekter em Brumunddal, na Noruega, que é o edifício de madeira mais alto do mundo , conforme verificado pelo Council on Tall Buildings e Urban Habitat.

O T3 Bayside da 3XN é proposto para a área de Bayside em desenvolvimento em Toronto, situada ao longo de Queens Quay East e ladeada por Merchant's Wharf.

Desenvolvido pela empresa imobiliária Hines, o complexo de escritórios faz parte de uma iniciativa de revitalização de 809 hectares para transformar a orla marítima de Toronto.

O T3 Bayside seria o primeiro prédio de escritórios da parcela e se juntaria a difficiles habitacionais.


GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com



Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Ícone do Twitter Branco

© 2019 Orgulhosamente criado com Engenho & Arte