top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

SUMOL, A STARTUP DE ALGÉS

Atualizado: 2 de out. de 2020



AQUELA STARTUP NASCIDA EM 1950 NUMA ESPLANADA DUM CAFÉ E QUE HOJE É UMA MARCA DE PORTUGAL



A história da Sumol remonta a 1950, e a um grupo de amigos decidiu abrir em Algés um negócio de fabrico de gelo, laranjadas e gasosas: a Refrigor, Lda.

Reza a "lenda" que numa tarde de verão, na esplanada do Café Caravela d´Ouro, dois dos sócios fundadores da empresa ao pedirem os seus refrescos, uma gasosa com gelo e um sumo de laranja natural, tiveram a feliz ideia de as misturar, ao constatarem a forma subtil como as duas bebidas se conjugavam, decidiram fundar uma empresa para a comercializar.

É esta empresa que passados quatro anos, após a entrada de um novo sócio, António João Eusébio, apresenta pela primeira vez o refrigerante Sumol ao público. No café Caravela d’Ouro, em Algés, no ano de 1954, o Sumol surge como “uma nova especialidade de sumo de frutas”.

Uma nova “especialidade” que não se ficava só pelo sabor, já que o Sumol acabou por nesse mesmo ano marcar presença no mercado como a primeira bebida de sumo de fruta pasteurizada em Portugal. Daí que a assinatura “sem corantes nem conservantes” tenha sido ao longo de muitos anos uma das grandes bandeiras da marca.

Fonte: Teresa Herculano de Carvalho, sobrinha neta de um dos fundadores da SUMOL





O inicio


Em 1945 um grupo de amigos decidiu abrir, com pouco mais de 100 mil escudos (cerca de 500 euros), uma pequena fábrica em Algés dedicada ao fabrico de gelo, laranjadas e gasosas, a Refrigor, Lda. Cinco anos depois, a pequena empresa recebeu a entrada de um novo sócio, António João Eusébio, que viria a transformar a empresa graças ao seu espírito empreendedor e invulgar capacidade de inovação para a época.


A fórmula de Sumol Laranja, a primeira bebida de sumo de fruta pasteurizada a surgir em Portugal, foi criada em 1954, tendo sido oficialmente apresentada aos consumidores no início do verão desse ano, numa garrafa de vidro pirogravada de 0.25L, na esplanada do café Caravela D'Ouro, em Algés. A marca Sumol (um portmanteau de 'sumo' e 'sol') seria registada a 20 de dezembro de 1954..Quatro anos depois, em 1958, surge o Sumol Ananás, sendo a diferenciação feita pela cor da carica da garrafa: cor de laranja para o sabor laranja e verde para o ananás.

A Sumol foi a primeira bebida não alcoólica portuguesa a adotar uma estratégia de marketing moderna. Numa época em que apenas se fazia propaganda em jornais, letreiros ou nos toldos dos locais de venda, a Sumol espalhou cartazes com slogans por todo o país e em 1965 lança um anúncio de televisão que se mostra diferenciador: "Um gato é um gato, um cão é um cão. Sumol é aquilo que os outros não são".

e televisão surgiria em 1978, tendo sido escolhida pela primeira vez uma figura mediática para a apresentação da marca, o humorista Herman José.






Na década de 1980 são introduzidos novos formatos de embalagem, nomeadamente as latas de 0.33L e as garrafas de plástico de 1.5L e 2L, tendo a Sumol sido a primeira marca em Portugal a lançar um formato nesse material.

A primeira aproximação da marca ao segmento jovem ocorreu também nessa altura, com o anúncio "Stôra, como é que se diz Sumol em inglês?", de 1984.


Modernização


A década de 1990 foi de viragem para a Sumol, com a primeira grande mudança de imagem da marca a acontecer em 1991 com a adoção de rótulos com riscas nas garrafas de vidro de 0,25L. Com este novo visual, as tradicionais garrafas de vidro pirogravadas são definitivamente abandonadas e as cores verde e vermelho começam a assumir-se como uma das principais características associadas à imagem da marca. Em 1994 surge o primeiro dos novos sabores, Sumol Maracujá, mais de 35 anos após o lançamento dos sabores tradicionais. A marca deu igualmente seguimento à sua aposta no segmento jovem, estabelecendo logo no início de 1990 um acordo de patrocínio com a banda rock Xutos & Pontapés para uma digressão pelo país com quarenta atuações ao vivo, que marcou a entrada da marca no meio musical, e lançando duas campanhas publicitárias (1993/1997) protagonizadas por Alex, um cão inteligente e cúmplice do seu dono no prazer de beber Sumol.


Os anúncios e o slogan "Alex, busca!" ficaram de tal forma gravados na mente dos portugueses que ainda hoje muitos associam Sumol às campanhas publicitárias do Alex. Foi igualmente nessa altura que a marca deu início ao lançamento de passatempos em que são oferecidos prémios aos consumidores de Sumol.



No início da década de 2000 a marca apostou na consolidação da sua posição no segmento jovem, procedendo a duas novas mudanças na sua imagem (2000, 2003) e lançando em 2000 a campanha Sumol SKA, cujos anúncios usavam um jingle interpretado pela banda ska Despe e Siga.



A partir dessa altura, a marca iniciou um novo ciclo com novidades quer em termos de lançamentos quer em termos de comunicação. Para além do lançamento em 2006 do Sumol Manga e de uma nova linha de refrigerantes destinados especificamente ao segmento jovem, Sumol Z (Zero), que transmitia a mensagem de produto saudável sem nenhuma perda de sabor, são lançadas diversas edições especiais orientadas para esse segmento, como o Sumol Ice Manga-Mint (2004) e o Sumol Intense (2007).


Em termos de comunicação com os consumidores, foi lançada em 2003 a campanha Sumólicos Anónimos, que introduziu o conceito dos Sumólicos, fãs de Sumol que defendem a marca e mostram aos outros o porquê de ser uma marca de culto, e em 2004 a marca começou a patrocinar eventos musicais, tais como o Rock in Rio Lisboa (2004, 2006, 2008), o Sumol Lisboa Parade (2005), as Ice Beach Party's (2005) em parceria com a Cachaça 51, as Festas de Lisboa (desde 2009) e o Sumol Summer Fest (desde 2009).[2] 2004 marcou igualmente o início da presença da marca no meio desportivo, com a criação dos Sumólicos Futebol Clube, um clube de futebol virtual que pretende unir todos os adeptos do futebol e Sumol independentemente do seu clube, associando-se a jogadores internacionais dos três maiores clubes portugueses: Deco, Tiago, Ricardo, Maniche e Miguel.


A aposta nos desportos radicais teve início no ano seguinte, com o patrocínio de campeonatos e reconhecidos atletas de bodyboard (João Barciela, Teresa Duarte) e kitesurf (Francisco Lufinha), parcerias com campeonatos e escolas de surf, o patrocínio da etapa Porto/Gaia da Red Bull Air Race World Series (2008) e a organização do Sumol SnowTrip (2009) em Pas de la Casa, Andorra, no qual participaram 2 500 estudantes finalistas do ensino secundário.

Entre 2005 e 2009 a marca associou-se igualmente à série juvenil Morangos com Açúcar, surgindo neste contexto a edição especial Sumol Morango e o passatempo Endless Summer, que teve como prémio final uma participação especial na série. Cada vez mais ligada ao segmento jovem, a marca rejuvenesceu novamente a sua imagem em 2008 e lançou uma campanha retratando os jovens de hoje, diferentes na forma de estar mas unidos pelo sabor: "Hippies com Skaters, Góticos com Reaggers, Punks com Betos, Heavis com Surfistas e Rockabillys com Rappers'".


No início da década de 2010 a Sumol procurou transmitir um novo posicionamento da marca, lançando em 2010 o manifesto "Mantém-te Original", apelando aos portugueses para não se acomodarem nem conformarem, mantendo-se originais independentemente da idade.

Este manifesto culminou na bem sucedida campanha "Um dia...", centrada na juventude como estado de espí­rito. Em 2011 a Sumol apresentou aos consumidores uma nova imagem inspirada na iconografia de 1954, em homenagem à história da marca.


Os sabores SUMOL

Fonte: Wikipédia







GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com



253 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page