top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

TESTE REAL AOS SISMOS PARA UMA TORRE EM MADEIRA MACIÇA


O MAIOR TESTE AOS SISMOS ALGUMA VEZ FEITO A UMA TORRE CONSTRUÍDA COM MADEIRA MACIÇA

O gabinete de arquitetura norte-americano Lever Architecture e uma equipe de investigadores testaram com sucesso a resistência aos sismos de um edifício de madeira maciça com 10 andares na Califórnia, Estados Unidos da América.


Realizado no início deste ano, o teste contou com uma enorme mesa hidráulica para provar a resiliência de um arranha-céu construído com uma estrutura de madeira contra magnitudes sísmicas semelhantes a terremotos de 6,7 e 7,7.


Com 34 metros de altura, é o edifício mais alto já testado numa mesa vibratória e envolveu centenas de especialistas das universidades, de construção, de engenharia, de arquitetura e da engenharia dos materiais.


Parte do Projeto Tall Wood de Infraestrutura de Pesquisa de Engenharia de Riscos Naturais ( NHERI ), reuniu um grupo de engenheiros e arquitetos como o gabinete Lever Architecture , de Portland e Los Angeles .




A Lever Architecture projetou a torre para o teste conduzido pela Escola de Minas do Colorado, utilizando a maior mesa vibratória do mundo na Universidade da Califórnia, em San Diego, que mede 7,6 x 12,2 metros.



Estou a demonstrar esta ideia de resistência em edifícios”, disse o diretor da Lever Architecture, Thomas Robinson. "Como vocês devem saber, quando há um grande terremoto, os edifícios são projetados para permanecerem de pé, mas depois do terremoto, a maioria deles precisa ser demolida."

"Este é um tipo de tecnologia que permite que os edifícios se autoestabilizem e sejam realmente reparados e possam ser imediatamente ocupáveis."



A tecnologia inclui um sistema lateral todo em madeira com paredes oscilantes de madeira maciça e hastes de aço pós-tensionados que percorrem a toda a altura da estrutura.

Incluídos nos testes estavam mais de sete tipos de madeira, incluindo madeira laminada colada (glulam), madeira laminada cruzada (CLT) e madeira laminada com pregos (NLT).





"Esta é a primeira vez que um edifício desta altura foi testado numa mesa vibratória em escala real, e o teste validará a madeira maciça como um material de construção sismicamente resistente para estruturas altas", disse o professor associado da Escola de Minas do Colorado, Shiling Pei.


A equipe espera que o sucesso do teste possa ajudar a mudar os códigos de construção em favor da construção de mais edifícios de grande escala com madeira em áreas propensas a terremotos, como a Califórnia.


A equipe também espera testar o potencial de reutilização da madeira usada em produtos de madeira artificial para grandes edifícios e está a enviar partes do edifício para testes em laboratório.


A Lever Architecture tem estado na vanguarda da arquitetura em madeira maciça e é conhecida por suas primeiras propostas para edifícios altos usando o material .




Créditos do projeto:

Principal parceiro financiador: US National Science Foundation Parceiros universitários: Colorado School of Mines Universidade da Califórnia San Diego, Universidade de Washington Universidade de Nevada, Reno, Colorado State University Washington State University, Lehigh University, Michigan Technological University, Kyoto University, Universitá Degli Studi Dell'Aquila, Oregon State University. Parceiros industriais: Simpson Strong-Tie, Sumitomo Forestry, Boise Cascade, Freres Lumber, SmartLam, Mass Timber Services, Construction Specialities, Aqurahome Co. Ltd., DR Johnson Wood Innovations, Computers and Structures Inc., Cemco Steel, Rex Lumber Company, Idaho Forest Group , Adesivos Henkel, Hexion, USG, Janela Winco, Janelas e Portas Innotech, Ehmcke Sheet Metal Corp., Allegion, Southwest Carpenters Union. Outros parceiros colaborativos: Forest Products Lab, USDA Binational Softwood Lumber Council, Softwood Lumber Board, Think Wood, US Endowment for Forestry and Communities, Colorado School of Mines Foundation, WoodWorks. Parceiros de projeto e construção: Swinerton, Timber Lab, Steel Framing, Industry Association, SBM, Exponent, KPFF, LEVER Architecture, Coughlin Porter Lundeen, Holmes, Magnusson Klemencic Associates, StructureCraft, KL&A Engineers and Builders, Brewer Crane and Rigging, UMC Energy Solutions, CadMaker











GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar?





207 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page