top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

A PONTE DE EMERGÊNCIA PARA A OUTRA MARGEM DE LEONARDO DA VINCI




PONTE "EMERGÊNCIA".

MESMO 500 ANOS DEPOIS O NOTÁVEL LEONARDO DA VINCI PODE ENSINAR-NOS ALGO SOBRE PONTES, UM ENGENHEIRO INIGUALÁVEL NA HISTÓRIA





"Ilustre Senhor, tendo agora considerado suficientemente os espécimes de todos aqueles que se proclamam hábeis construtores de instrumentos de guerra, e que a invenção e operação dos ditos instrumentos não são nada diferentes daqueles de uso comum: Eu tentarei, sem prejuízo de a qualquer outro, para me explicar a Vossa Excelência, mostrando a Vossa Senhoria o meu segredo, e depois oferecendo-lhes o melhor prazer e aprovação para trabalhar com efeito nos momentos oportunos em todas aquelas coisas que, em parte, serão brevemente mencionadas abaixo.

  • Eu tenho uma espécie de pontes extremamente leves e fortes, adaptadas para serem mais facilmente carregadas, e com elas você pode perseguir, e a qualquer momento fugir do inimigo; e outros, seguros e indestrutíveis por fogo e batalha, fáceis e convenientes de levantar e colocar.

  • Eu sei como, quando um lugar é sitiado, tirar a água das trincheiras e fazer uma variedade infinita de pontes, caminhos cobertos e escadas e outras máquinas pertencentes a essas expedições.

  • Farei carruagens cobertas, seguras e inatacáveis, as quais, entrando no meio do inimigo com sua artilharia, não há corpo de homens tão grande, mas eles os quebrariam. E por trás deles, a infantaria poderia seguir sem ferimentos e sem qualquer obstáculo.

  • Em caso de necessidade, farei grandes armas, morteiros e munições leves de formas finas e úteis, fora do tipo comum.

  •  Eu inventaria catapultas e outras máquinas de eficácia maravilhosa e não de uso comum. 

  • E, em resumo, de acordo com a variedade de casos, posso inventar vários e infinitos meios de ataque e defesa.

  • Em tempos de paz creio poder dar uma satisfação perfeita e igual a qualquer outro na arquitectura e na composição dos edifícios públicos e privados; e no escoamento da água de um lugar para outro.

  • Posso fazer escultura em mármore, bronze ou barro, e também posso fazer na pintura tudo o que se fizer, bem como qualquer outro, seja ele quem for.

E se alguma das coisas acima mencionados parece que ninguém seja impossível ou inviável, estou mais pronto para fazer o experimento em seu parque, ou em qualquer lugar pode agradar a Vossa Excelência - a quem me comentar com o máximo humildade, etc. " 




Leonardo provavelmente tinha uma variedade de aplicações em mente para este projeto, embora fosse particularmente atraente para usos militares (outros desenhos na folha referem-se a canhões). Um exército em avanço poderia usar as árvores encontradas no local, montar a ponte em questão de minutos e então - uma vez usada - poderia puxar cordas colocadas estrategicamente e a ponte se desfaria. Os componentes poderiam então ser levados ou deixados cair em um rio ou ravina abaixo e serem varridos.

O desenho é uma das 1.119 folhas encontradas no Codex Atlanticus em Milão. Essa enorme coleção de desenhos diversos foi montada no final do século XVI, muito depois da morte de Leonardo.


A ponte “Emergência” foi desenhada numa página com muitas ilustrações diferentes. Numa página ele desenhou dois estilos de pontes, alguns close-ups de métodos de conexão, uma besta (ou duas) e no topo, o esboço de uma igreja! É improvável que ele tenha feito todos ao mesmo tempo, mas mostra sua mente eclética!




CASO PRÁTICO EM 10 MINUTOS


Construção da ponte Da Vinci na Schloßplatz em 3 de fevereiro de 2016. Oito aprendizes do centro de formação de carpinteiro e dois mestres erguem a ponte em menos de 10 minutos. O vão da ponte é de 10m, sua largura é de 3,50m e o ápice é de 1,70m.






GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com


710 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page