top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

CONSTRUÇÃO EM TERRA? TÉCNICAS ANTIGAS EM SOLUÇÕES MODERNAS

Atualizado: 3 de mar. de 2020


UM PRÉDIO DE 11 METROS DE ALTURA FEITO COM TERRA

A TÉCNICA ANTIGAS ANTIGA DE CONSTRUÇÃO EM TERRA, MAIS CONHECIDA POR ADOBE, REVISITADA TECNOLOGICAMENTE EM LYON, FRANÇA



Um laboratório real, no distrito de La Confluence, em Lyon, abrigará um prédio de terra batida, uma técnica de construção em barro.

Estendendo-se por mais de 11 metros, este edifício de escritórios não deve passar despercebido com os seus cinco arcos. Se estamos habituados a ver casas de adobe no campo, é mais raro ver edifícios construídos a partir desta técnica antiga baseada na compressão de terra de barro, no centro. da cidade.


Este projecto, obra do arquitecto Clément Vergely, sobressai com a sua audácia e o seu design composto por 5 arcos, em homenagem às orangeries do Parque Tête d'Or. "É um desafio real projectar uma estrutura tão especial", diz o projectista, que viveu numa casa de barro em sua juventude.


A fachada deste edifício de 1.000 m2 será inteiramente feita de materiais de origem biológica como a pedra, estrutura de madeira e terra batida. Graças às paredes que podem ir de 40 a 80 cm de espessura, o edifício será apenas ventilado e não precisará de isolamento! As propriedades térmicas da terra regulam a temperatura e a higrometria. Respirável e térmicamente eficiente, deve satisfazer os utilizadores de escritórios que terão 6 zonas de trabalho de 145 m².


No control da construção em adobe, encontra-se Nicolas Meunier, um empreiteiro do Loire apaixonado por esta técnica, que tenta reviver, "Desapareceu em favor do aço depois das duas guerras mundiais, mas o problema do aquecimento global leva-nos a rever os nossos sistemas construtivos ", disse ele durante uma visita ao local. A fabricação de uma parede de barro envolve a compressão de argila e cascalho num molde", e nada mais. O material tem a capacidade de trabalhar sozinho. Não é estático "observa o construtor, quem foi iniciado para este processo empírico em África. A terra utilizada, é especial e vem de um aterro localizado a apenas 20 km do distrito de Confluence.

Ele aprendeu a lidar com a restauração de casas antigas antes de desenvolver a sua própria técnica de adobe pré-fabricada, que lhe permite construir casas individuais, mas também cada vez mais edifícios públicos, como escolas e hoje. , um primeiro prédio de escritórios.


Se essa técnica ancestral seduziu este ambientalista ao longo da sua vida, é porque oferece muitas vantagens. Começando com o conforto do ar condicionado natural, uma vez que o adobe, uma mistura de argila, areia e cascalho, tem a particularidade de fornecer humidade natural e regulação térmica.

Mas para Nicolas Meunier, o essencial não está aí. "O principal interesse da Adobe é que ele é extremamente eficiente em termos de energia e oferece uma pegada de carbono quase zero", resume este construtor da terra. "Não há necessidade de cozer em fornos, quase não há transporte, não há uso de água ou electricidade ..." E ao contrário dos materiais convencionais, não produz resíduos nem embalagens.

"E é reversível", acrescenta Nicolas Meunier. “Depois de várias décadas, podemos desconstruir, humedecer a terra e refazer novos blocos para novas construções ou simplesmente espalhar-lo na natureza".




Para montar as paredes, Nicolas Meunier inventou uma máquina móvel capaz de fornecer blocos de argila até 2,5 toneladas. Instalado no local, este equipamento fabrica progressivamente os elementos, que são então empilhados uns em cima dos outros (pré-fabricação no local) de forma muito cuidadosa por cinco jovens artesãos: "Não há armazenamento, sem transporte e sem aterros ", diz o construtor. Num dia, a máquina pode fornecer até 4 blocos: "Por exemplo, são necessárias 2 horas de compactação para criar 1m2", explica Nicolas Meunier. E para construir o edifício, são necessários 280 blocos, ou 610 m3 de terra.


O que vem a seguir? O prédio deve ser inaugurado em Junho de 2020 e receber os seus primeiros ocupantes durante o verão. Sem dúvida, eles deverão apreciar a frescura desta construção. E se um dia o prédio desaparecer, a sua matéria-prima poderia ser destruída, devolvida ao solo e, portanto, reutilizada facilmente. Um círculo virtuoso ...



OGIC Lyon Rhône Alpes - Promotor + MOA CLEMENT Vergely ARQUITETO - Arquitectos + MOE + Diener & Diener ARCHITEKTEN Pisa (Nicolas Meunier) - adobe Empresa BET Batiserf - Estrutura BET adobe + Jean-Claude Morel (Universidade Coventry) + Antonin Fabbri (ENTPE)


Início e fim das obras: fevereiro de 2018 - junho de 2020 Custo de construção: 2.200 euros / m2





GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos


Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com


191 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page