top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

ESTRUTURA QUE CAIU EM FRANÇA ESTÁ QUASE REMOVIDA



O método escolhido consiste em cortar a viga da fôrma, em forma de U, de 370t com 45m de comprimento e 3m de altura, em vários pedaços de cerca de dez toneladas.


Mas antes disso, outras medidas foram necessárias, conforme explicou Christian Lacroix, presidente da Freyssinet França, durante uma nova conferência de imprensa no local, a 7 de dezembro de 2020.


O corte começou na manhã de 7 de dezembro

Assim, foi necessário transportar "350t de equipamento" , instalar "4 gruas que posicionamos o mais próximo possível do local" , não tão simples visto que cargas pesadas são proibidas em muitos espaços da faixa de servidão, e 2 guindastes em vagões de trabalho, para chegar o mais próximo possível da área do acidente e recuperar os elementos de betão armado.

Plataformas metálicas foram colocados na área de queda e torres de escoramento instaladas para "manter a viga no lugar". As operações de corte e desmontagem poderam realmente começar na noite de 6 para 7 de dezembro, "por volta das 4 da manhã" . Porque as cerca de 150 pessoas mobilizadas no local para esta operação trabalham 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantiu novamente.





Fim da operação no meio da semana

O corte e a limpeza da viga de cofragem desmoronada devem ser concluídos até a noite de 8 de dezembro. Em seguida, terá de se remover as plataformas metálicas e os apoios. Tanto que Christian Lacroix pensa que toda a operação será concluída a 9 ou 10 de dezembro. Caberá então à SNCF Réseau, que espera que os comboios voltem a circular no dia 11 de dezembro. O gestor terá que avaliar e reparar os danos causados ​​pela queda, antes de poder colocar o tráfego de volta em serviço.


Quanto ao estaleiro de obras do empreendimento Aurore, cuja construção civil é assegurada pelo consórcio Léon Grosse (agente) / Freyssinet, estão em curso discussões com o cliente (a operação está a ser realizada pela empresa Phalsbourg) para reprogramar o operações "e ver como podemos economizar tempo", disse Bruno Alleard, vice-gerente geral da Léon Grosse Ile-de-France. Porque o tempo perdido neste momento irá necessariamente aumentar a duração da obra, cuja entrega está normalmente prevista para o final do ano de 2021.




A estrutura não parece estar envolvida

Mas antes de retomar o trabalho, será necessário entender exatamente quais são as causas que levaram a este acidente. A avaliação, que começou rapidamente após a queda da viga da cofragem, ainda está em andamento, disse Bruno Alleard. Antes de retomar a obra, e embora ainda seja necessário colocar 7 vigas das 9 que devem suportar a laje, “vamos rever todos os procedimentos, adaptá-los e fazer as modificações” , disse.


Em qualquer caso, e mesmo que a perícia deva confirmá-lo, ele está convencido de que a estrutura da cofragem não está em questão. “Foi durante o manuseio, para colocar nos apoios” que a viga da cofragem caiu. Um tipo de operação que, no entanto, é bem dominada e que, como recordaram os dois gestores, realiza-se sempre à noite ou quando o tráfego SNCF é interrompido. E Bruno Alleard assegurou: “as 2 vigas já instaladas estão perfeitamente seguras, obtendo a validação do gestor do projeto, da sala de controle e da SNCF Réseau” .



O que aconteceu no dia 1 de dezembro?


Pode consultar o nosso artigo inicial aqui


Ou rever no texto aqui em baixo


As imagens são perturbadoras. Durante a noite de segunda a terça, por volta da 1h30, uma viga de 400 toneladas colapsou na via férrea do RER C em Paris, próximo à Gare d'Austerlitz. Um acidente de construção que felizmente não causou feridos, mas causou grandes interrupções no tráfego dos RER C, TER e comboios da linha principal que passavam pela estação no 13º arrondissement.

O tráfego dos comboios foi interrompido na terça-feira na chegada e partida de Paris Austerlitz,. A situação continuará na mesma amanhã, quarta-feira, e provavelmente "por vários dias", segundo a SNCF. "Autocarros de substituição serão postos em funcionamento para fornecer serviço às estações intermediárias entre Juvisy e a biblioteca François-Mitterrand", garante a SNCF.


A importância deste incidente levantou preocupações esta manhã. A presidente da região de Ile-de-France, Valérie Pécresse, também reagiu no Twitter, deplorando um "acidente [...] que poderia ter tido consequências trágicas". “Peço à SNCF que repare os danos o mais rápido possível e forneça transporte alternativo para os viajantes”, acrescentou.



A SNCF, por sua vez, lembrou que este tipo de trabalho pesado, por cima da via férrea, é feito justamente à noite durante as interrupções do tráfego, para evitar qualquer risco na circulação dos comboios. Neste mesmo momento está a decorrer uma reunião com nomeadamente a SNCF, a Vinci Construction e a SEMAPA (empresa de fomento da Cidade de Paris), a cargo deste local, para avaliação dos danos. Como não será possível elevar esta viga colapsada, será necessário destruí-la e evacuar o entulho, antes de avaliar os danos na via e repará-la. De onde funciona e perturba durante vários dias.

Mais precisamente, trata-se de uma cofragem de betão perdida, tipo préviga, de várias toneladas destinada a executar uma viga de betão armado, no local do ZAC Austerlitz-Tolbiac-Masséna (ATM), gerido pela SEMAPA, que caiu sobre a via férrea. Nenhum comboio estava circular nesse momento, e não há feridos a lamentar, mas os danos materiais são significativos, na catenária e nas linhas ferroviárias.



A SNCF afirmou numa nota de imprensa que aguarda "os esclarecimentos das empresas responsáveis ​​pelo local para saber mais sobre a duração da intervenção necessária à remoção das cofragens que obstruem as vias, e espera a retoma do trânsito o mais rapidamente possível em nos próximos dias para minimizar os transtornos causados ​​aos viajantes ”.


“A culpa é da Vinci, a empresa falhou na instalação dessa viga ontem à noite. É uma viga como nas pontes com cabos de pré esforço que não aguentaram” , explica fonte interna da empresa ferroviária.



Este é um projeto que deve abranger as principais vias de acesso à estação de Austerlitz. “Aconteceu no meio da noite, felizmente. Dá para imaginar se tivesse acontecido no meio do dia com RER e comboios em baixo? O pior foi evitado” ,


O que aconteceu?

Foi durante uma operação de movimentação de uma viga, mais precisamente da sua cofragem, realizada pela empresa Freyssinet que ocorreu o acidente, quando a viga foi baixada sobre os seus apoios finais. Cerca de dez pessoas estiveram envolvidas na operação. "As causas deste incidente extremamente raro permanecem indeterminadas até agora" .

A identificação das causas encontra-se em curso na empresa, para posterior adequação dos procedimentos, já que a Freyssinet já tinha instalado 2 vigas procedendo da mesma forma em setembro de 2020 e ainda tem "6 outras cofragens a instalar"



Trabalhos de emergência

As instalações ferroviárias foram danificadas, mas “ainda não sabemos qual a extensão dos danos” , informa a SNCF Réseau. As intervenções na catenária e na linha serão, sem dúvida, esperadas, “sem que saibamos ainda todas as tarefas a realizar” . “A prioridade não é avaliar os danos ou fazer reparações mas sem retirar a viga/cofragem”, acrescentou Nicolas Ligne.

Uma operação que promete ser delicada porque a cofragem, de 45m com mais de 300t, "partiu-se em 4 partes" , explica Christian Lacroix, "devemos cortar a préviga, extraí-la do local, fazer uma avaliação da ferrovia e dos sistemas ferroviários e depois repará-los" . Tudo isso num ambiente restrito.

“Vamos trabalhar dia e noite, assim como nos fins de semana”

“Estamos a estudar quais são as soluções que podem ser rápidas e nos permitir estar o mais próximo possível de onde a viga está instalada”, o que será uma das principais dificuldades, acrescenta Christian Lacroix.

Quanto tempo vai demorar para evacuar os destroços? Christian Lacroix não se adianta, “mas trabalharemos dia e noite, assim como nos fins de semana” , garante.

O Prefeito da cidade, estima que serão necessários pelo menos dez dias para restabelecer o trânsito. Por sua vez, a SNCF Réseau prefere não dar uma estimativa da duração das intervenções necessárias, nem da interrupção do tráfego.




GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page