BOSCH DESENVOLVE SISTEMA DE CONTROL DO CONDUTOR E OCUPANTES DO VEICULO
Uma tecnologia de monitorização projectada para detectar motoristas sonolentos pode ajudar a evitar milhares de acidentes de carro nos próximos 20 anos, afirma a Bosch.
Os engenheiros da Bosch dizem que a tecnologia está programada para entrar em produção em 2022 e usará uma camera instalada no volante para detectar automaticamente quando as pálpebras do motorista estão a começar a fechar-se, quando estão distraídas e quando não têm os olhos na estrada.
Algoritmos inteligentes de processamento de imagens e tecnologias de aprendizagem de máquina - treinados com exemplos do mundo real - são capazes de julgar o quão cansado o motorista está com base em factores como a posição da pálpebra e a taxa de piscar de olhos.
De acordo com a Bosch, se o sistema determinar que o motorista está cansado ou distraído, ele fornecerá um alerta ou aviso e usará os sistemas de assistência ao motorista para intervir. "Se o carro souber o que o motorista e os ocupantes estão fazendo, a condução se tornará mais segura e conveniente", comentou Harald Kroeger, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH.
O sistema também usa uma camera montada acima ou abaixo do espelho retrovisor para monitorizar os outros passageiros no carro. Isso é capaz de detectar se as crianças na parte de trás do carro desataram os cintos de segurança, ou se alguém está sentado de tal maneira que os airbags e o tensor do banco não o protegem no caso de um acidente.
Além de melhorar os níveis de segurança, também é esperado que a tecnologia desempenhe um papel importante na solução de um problema fundamental dos carros autónomos, ajudando o veículo a julgar com segurança sobre quando entregar a responsabilidade a um motorista humano após um período de operação autónoma.
Comments