top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

OS DRONES E O 5G

Atualizado: 9 de jan. de 2020


A Verizon quer tornar-se a primeira operadora a usar sua rede 5G para conectar 1 milhão de voos com drones


A Verizon acredita que os drones apresentam uma oportunidade de crescimento para a sua rede 5G em expansão e  pretende ser a primeira transportadora a conectar 1 milhão de voos de drones 5G. A Verizon tem como  alvo a conectividade de drones desde Outubro de 2016, quando anunciou sua intenção de vender planos de dados sem fio para a tecnologia emergente.



Apenas alguns meses depois, a empresa aprofundou seu compromisso com os drones  adquirindo a empresa de operação de drones Skyward. Agora, a telecom vê o segmento como um potencial fluxo de receita principal para sua rede 5G, que agora está disponível em  31 mercados após o lançamento em Abril de 2019. 


Uma rede 5G como a Verizon pode aumentar a utilidade dos drones de várias maneiras:

O 5G permitirá que os drones transmitam imagens de alta definição em tempo real. A latência e os dados de milissegundos da 5G aceleram até  100 vezes  mais rápido que o 4G, permitindo que os drones transmitam imagens de alta qualidade aos operadores em terra. Isso permite que os drones sejam usados ​​para funções como inspecções de segurança de infraestruturas, onde o operador do drone deve poder ver manchas de ferrugem ou pequenas fissuras, por exemplo.

Os drones com uma conexão 5G podem usar a IA para concluir tarefas complicadas com mais eficiência. A capacidade de transmitir dados rapidamente permite que os drones sejam aprimorados com IA e superem os drones com uma conexão 4G. Por exemplo, um drone com visão computacional pode scanar itens rapidamente numa base de dados e reconhecer padrões, o que pode melhorar a eficiência e libertar trabalhadores humanos para realizar tarefas mais complicadas. 

A baixa latência do 5G permitirá o rastreamento preciso das frotas de drones. À medida que mais drones começam a voar, é necessário um controlo mais rigoroso para garantir que eles não  andem à deriva  em áreas restritas ou  provoquem acidentes, causando danos materiais ou ferimentos. A baixa latência do 5G pode minimizar o atraso, para que os operadores possam evitar colisões e coordenar melhor as descolagens e aterragens.


Os drones apresentam às telecomunicações um desafio com o uso intensivo de dados para angariar mais utilizadores para as suas redes 5G. A adopção de drones está a crescer rapidamente entre consumidores e empresas. Somente nos EUA, a FAA  espera que  quase 800.000 drones sejam registrados em 2022, contra 277.000 no final de 2018, um crescimento mais rápido do que o inicialmente previsto.


As telecomunicações podem tirar vantagem da venda de planos de dados 5G para drones e até de acordos exclusivos com fabricantes de drones para desenvolver drones prontos para 5G, oferecendo aos clientes outra maneira de se envolver com as suas redes 5G. As telecomunicações têm procurado maneiras alternativas de conectar os utilizadores às suas redes, pois as vendas globais de smartphones estão  estagnadas  há quase dois anos.


Dado o investimento significativo que as telecomunicações estão a fazer nas suas redes 5G, o fornecimento de um conjunto diversificado de dispositivos em potencial permitirá capturar a maior fatia de consumidores e recuperar mais rapidamente seus investimentos.

36 visualizações0 comentário
bottom of page