top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

SUPERIATE DE JEFF BEZZOS FOI CONSTRUIDO SEM ACAUTELAR SAÍDA DOS ESTALEIROS PARA O MAR


Roterdão confirmou que desmantelará uma ponte histórica para permitir a passagem do superiate construído para o fundador da Amazon, Jeff Bezos.

O iate de luxo recorde está a ser construído pela empresa holandesa Oceanco e foi confirmado que era para Jeff Bezos no ano passado.

A Oceanco está a construir um navio de 127 metros de comprimento conhecido como Y721 em Roterdão. O navio, que tem três mastros, será o veleiro mais alto do mundo quando concluído e entregue ainda este ano


O Municipio holandês recebeu um pedido do construtor naval para remover a seção central da histórica Ponte Koningshaven, localmente conhecida como De Hef. para que um superiate possa navegar para o mar, disse em comunicado na sexta-feira passada.

Um porta-voz do Presidente da Câmara de Roterdão confirmou o plano, com Jeff Bezos pronto para pagar a conta por meio da Oceanco.


As autoridades de Roterdão disseram que o construtor naval ainda precisa de solicitar uma licença. Informaram igualmente que considerariam na sua análise a preservação da estrutura da ponte, juntamente com o impacto no meio ambiente e na economia local, incluindo empregos na indústria naval, antes de aprovar a licença.

O construtor naval precisará de pagar para que a ponte seja desmontada.

Uma extensa reforma da Ponte Koningshaven, conhecida pelos moradores como "De Hef", foi concluída em 2017 e as autoridades municipais prometeram que ela nunca mais seria desmontada, segundo a emissora pública holandesa Rijnmond.


Mesmo que um pedido de licença para desmantelar temporariamente a ponte não tenha sido apresentado, ele já causou muita controvérsia, com os moradores enfurecidos com esta possibilidade.



Contactámos alguns Engenheiros sobre o assunto e é unanime que um projecto para desmantelar uma ponte histórica para abrir caminho para a passagem do superiate são viáveis e que o trabalho não seria um grande desafio do ponto de vista técnico, mas a sua execução poderia ser cara


A ponte foi construída inicialmente como uma ponte giratória em 1878. Após várias colisões de navios, foi tomada a decisão de manter os decks da ponte e construir uma ponte elevatória. A ponte elevatória foi inaugurada em 1927 e foi usada como travessia do rio para o tráfego de comboios até 1993, quando o tráfego foi desviado para o túnel de Willemspoor.

Tem 79m de comprimento, com a parte do elevador capaz de subir 45m.


O trio de mastros do maior iate à vela do mundo, atualmente sendo construído em nome de Bezos em um estaleiro em Alblasserdam, perto de Roterdão, é alto demais para passar com segurança sob a ponte do elevador e, portanto, a ponte pode precisar de ser temporariamente desmontada. A desmontagem envolveria a remoção do vão central da ponte.



Um dos Engenheiros contactados, acredita que tirar a peça do meio "não é difícil, é apenas um trabalho que alguém precisa de projectar correctamente".

“O que é necessário fazer é agarrar essa peça usando uma grua flutuante, depois é necessário desconectar os cabos em cada extremidade e mais algumas outras peças para que ela possa sair”.

"A remoção da secção do meio será possível, mas poderá haver algum risco de danos. sendo necessária uma avaliação estrutural para garantir que não haja danos durante o levantamento e colocação numa barcaça.

"É muito importante ver se as guias podem ser desparafusadas ou se terão de ser cortadas. Se tivermos de cortar algumas ligações, terá de ser avaliado se seremos capazes de colocá-los de volta corretamente. Pode se tornar um trabalho mais complicado”, disse, acrescentando que “pode acabar por custar mais do que eles pensam que custará”.


No entanto todos os Engenheiros contactados mostraram surpresa em como a empresa de construção naval tenha avançado com a construção do iate, sem ter um plano de como retirá-lo do país e acreditam que o desmantelamento da ponte poderia ser evitado se o iate passar pela ponte sem os mastros e os mastros forem colocados uma vez que está do outro lado dela.



GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com #engenharia #engenheiros #contrucaonaval #construção #iate #ponte


78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page