top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

13 ENGENHEIROS DA ANTIGUIDADE E SUAS MARAVILHAS


Estes são alguns dos grandes engenheiros da antiguidade cujos nomes, felizmente, sobreviveram à devastação do tempo. O mundo antigo está repleto de incríveis feitos de engenharia desde a Grande Pirâmide de Gizé até os impressionantes aquedutos de Roma. Enquanto muitos dos nomes desses engenheiros da antiguidade foram perdidos para a história, alguns sobreviveram aos dias modernos. Os 13 seguintes, infelizes para alguns, são apenas alguns dos grandes engenheiros de tempos passados. Esta lista não está em nenhuma ordem particular (embora Arquimedes tenha que vir primeiro) e está longe de ser exaustiva.


1. Arquimedes era uma lenda


Arquimedes é um dos pensadores mais importantes de todos os tempos. Ele é famoso por seu trabalho como matemático e filósofo que escreveu importantes obras em geometria, aritmética e mecânica.

No que diz respeito ao seu trabalho em engenharia, ele definiu o princípio da alavanca e também é amplamente creditado com a invenção da polia,

parafuso hidráulico e seu trabalho sobre a lei da hidrostática (também conhecido como o Princípio de Arquimedes). A lenda também atesta suas maravilhas defensivas em Siracusa empregadas contra um cerco romano em 214 aC. Estes incluíam catapultas e o seu sistema de espelhos "raio da morte", bem como o seu "Archimedes Claw" para virar navios, todos ligados às muralhas da cidade. Esses relatos também detalham como ele foi morto por um soldado romano quando as defesas da cidade foram finalmente derrotadas. Dizem que ele ainda estava absorvido em seus cálculos no momento de sua morte.

2. Sostratus de Cnidus construiu o Grande Farol em Alexandria

Era um nativo de Cnidus, daí o nome, que foi localizado em Caria na Ásia Menor (Modern Day Anatolia, Turquia). Ele era o filho dos Dexiphanes, o arquiteto do estádio Tetra em Alexandria. Sostradus foi responsável por alguns projetos de engenharia antigos muito interessantes. Estes incluíram o Pharos de Alexandria (O Grande Farol) que foi construído em cerca de 280 aC e foi uma das sete maravilhas antigas do mundo. Ele também construiu os Jardins de Prazeres Suspensos em Cnidus que eram ostensivamente semelhantes a outra maravilha do mundo antigo Os Jardins Suspensos da Babilônia. Sostratus também construiu o ClubHouse dos Cnidians em Delfos e canais diversionistas no Nilo em Memphis.

3. Polido de Tessália trabalhou para o pai de Alexandre, o Grande

Polido foi um engenheiro militar grego da antiguidade que serviu sob o rei e pai macedônio de Alexandre, o Grande, Filipe II. Ele é mais conhecido por suas melhorias nas máquinas de cerco de artilharia cobertas durante o cerco de Filipe a Bizâncio em 340 aC. Seus alunos incluíam Diades de Pela e Charias, que continuariam a servir sob as muitas campanhas de Alexandre, o Grande. Polyidus também é creditado como o inventor da Helepolis (uma torre de cerco muito grande chamada "Taker of Cities"). Para quem não jogou nenhum jogo de Total War, as torres de cerco são grandes torres afuniladas que foram empurradas para a batalha para escalar muralhas inimigas. Sendo feitos de madeira, eles eram muito suscetíveis ao fogo e, por isso, eram frequentemente revestidos de materiais resistentes ao fogo, como chapas de ferro. Eles devem ter sido uma visão assustadora durante qualquer cerco.

4. Heroi de Alexandria inventou o primeiro motor a vapor

É um dos engenheiros mais famosos da antiguidade. Ele era famoso durante seu tempo e ainda é reconhecido até hoje. Herói fez desenvolvimentos significativos em matemática, física e engenharia e viveu em algum momento do século I aC. Ele montou a Escola Superior Técnica de Alexandria e escreveu extensivamente sobre muitos assuntos, incluindo geometria, agrimensura, mecânica e óptica.


Entre suas muitas realizações técnicas, ele inventou o primeiro motor a vapor, chamado de Aeolipile, o primeiro odômetro e registro naval do mundo e a famosa "Fonte" mecânica. Ele também desenvolveu o primeiro robô autômato e máquina de venda automática do mundo (sim, você leu certo).


5. Philo de Bizâncio pode ter sido o primeiro a inventar o moinho de água

Filo de Bizâncio , também conhecido como Phile Mechanicus, é um famoso engenheiro grego da antiguidade. Ele também era um físico prolífico e escreveu extensivamente sobre princípios mecânicos. Ele viveu na segunda metade do século 3 aC, nasceu em Bizâncio, mas passou a maior parte de sua vida em Alexandria, no Egito. Seus escritos se concentram em vários tópicos de matemática, artilharia, brinquedos mecânicos e diversões e construção de portos. Estudos recentes também descobriram descrições detalhadas de moinhos de água, repetindo bestas e a primeira descrição de um gimbal conhecido.




6. Vitruvius inspiraria Leonardo da Vinci

Marcus Vitruvius Pollio, conhecido como Vitrúvio, foi um famoso arquiteto e engenheiro romano. Ele é geralmente celebrado como o autor do manual do arquiteto romano "De Architectura" (sobre arquitetura). Muitas das informações sobre a vida deste homem foram perdidas para a história, além de suas obras escritas que sobreviveram. Pelo que pode ser reunido, a maior parte de seu trabalho parece ser dedicada a Augusto César, mas ele também pode ter trabalhado com Júlio César. Seu "De Architectura" foi baseado em suas próprias experiências profissionais no campo, mas também incluiu obras teóricas de famosos arquitetos gregos como Hermogenes. Abrange muitos aspectos da disciplina de mais de 10 livros que tratam de aspectos de planejamento urbano, projeto e construção de templos, edifícios públicos e motores militares. Vários livros da série são dedicados à tecnologia romana da época, incluindo moinhos de água, máquinas de cerco, aquedutos, instrumentos de levantamento e até mesmo aquecimento central (hipocaustos). Acredita-se que seus trabalhos em proporção perfeita inspiraram o Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci, daí o nome.

7. Meton de Atenas fez importantes contribuições para a astronomia

Era um nativo de Atenas e filho de Pausanias. Ele estudou engenharia e geometria e seria mais tarde citado por outros grandes engenheiros como Vitruvius. Ele é mais conhecido por seu "Ciclo Metônico" de 19 anos, que se tornou central para os antigos calendários lunisolares atenienses. De seu trabalho em astronomia, ele mais tarde construiria um relógio solar por volta de 433 aC. Ele também projetou e construiu vários sistemas hidráulicos, incluindo o aqueduto de Colonos. A mais antiga calculadora astronômica conhecida do mundo, o Mecanismo Antikythera, realiza cálculos baseados no ciclo de Meton.

8. Imhotep não é apenas uma múmia sanguinária, mas também foi um grande engenheiro


Era na verdade um engenheiro egípcio antigo muito importante. Ele era um dos principais funcionários do faraó Djoser e um importante polímata, juiz, engenheiro, astrônomo e médico. Egiptólogos acreditam que ele era o homem responsável pelo projeto da Pirâmide de Djoser, que é uma pirâmide escalonada em Saqqara construída por volta de 1630-2611 aC. Ele também é considerado um dos primeiros engenheiros a introduzir colunas de pedra para a construção de suporte estrutural. Após sua morte, Imhotep foi elevado ao status de um bom remédio e cura e também se igualou a Thoth (um deus da arquitetura, matemática e medicina).

9. Dinocrates construiu Alexandria

Foi um arquiteto e engenheiro grego. Ele acompanhou Alexandre, o grande, em sua campanha pelo mundo conhecido. Dinócrates é mais conhecido por seu plano da grande cidade de Alexandria, a pira fúnebre monumental de Heféstion e a reconstrução do Templo de Ártemis em Éfeso na Turquia moderna. Outros trabalhos incluem vários planos e templos da cidade em Delphi, Delos e outras cidades gregas. De acordo com as descobertas preliminares de arqueólogos, ele pode ter sido o arquiteto de um vasto túmulo helenístico encontrado em Anfípolis em 2012.









10. Eupalinos construiu o maior túnel da sua época

Foi um engenheiro grego antigo creditado com a construção do impressionante túnel de Eupalinos na ilha de Samos por volta do século 6 aC. Este túnel é um dos dois únicos complexos de túnel que foram escavados de ambas as extremidades de forma sistemática na história antiga. Seu comprimento faria, até onde sabemos, o mais longo de seu tempo. O túnel foi encomendado por Polycrates de Samos e tem mais de um quilômetro de comprimento. Dadas as ferramentas brutas em comparação com hoje, é uma impressionante façanha de engenharia. Ele também é o primeiro engenheiro hidráulico a ser mencionado na história, mas qualquer outra informação sobre o homem foi perdida para a história.


11. Harpalus construiu a primeira ponte sobre o Bósforo

É conhecido na história antiga como o homem que construiu a famosa ponte flutuante usada por Xerxes para atravessar o Helesponto em 480 aC. Esta informação vem, principalmente, do antigo historiador Heródoto. Existem outras fontes de apoio na história, ou seja, um papiro de 1 a 2 º século que lista artistas e cientistas por suas realizações históricas. Ele fornece um relatório brilhante de seu trabalho.

"Um dos sucessores de Mandrocles, não nomeado por Heródoto, foi Harpalos de Tenedos que, sucedendo onde os engenheiros egípcios e fenícios tinham falhado, construiu a ponte sobre o Helesponto".







12. Sexto Júlio Frontino

Foi um engenheiro civil romano muito importante, autor e estadista romano durante o século I dC. Ele também foi um general de muito sucesso sob Domiciano e até comandou forças na Grã-Bretanha romana, no Reno e no Danúbio. Sexto, no entanto, é mais conhecido por seus escritos técnicos, principalmente De Aqueductu, que lidavam com o funcionamento dos aquedutos. Isto seguiu sua nomeação como curador aquarum ou supervisor de aquedutos pelo Imperador Nerva. Este escritório exigia alguém de muito alto nível e competência. Esta posição foi anteriormente realizada por Agripa, que ajudou a organizar uma campanha de reparos públicos e melhorias no âmbito de Augustus, incluindo o aqueduto Aqua Marcia, em Roma.

13. Hemiunu construiu a Grande Pirâmide

Era um engenheiro egípcio antigo nascido na família real por volta de 2570 aC. Ele é um dos poucos engenheiros e matemáticos do período que projetaram a construção da Grande Pirâmide de Gizé. A pirâmide foi projetada como uma enorme tumba para o faraó Khufu e continua sendo um dos feitos mais impressionantes da engenharia no mundo antigo.





GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com #engenharia #engenheiros #antiguidade #construção #arquitectura #arquitetura


Fonte de Interesting Engineering

2.150 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page