top of page

7000 TONELADAS A CAMINHAR POR XANGAI

  • Foto do escritor: Engenho e Arte
    Engenho e Arte
  • 6 de dez. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 18 de dez. de 2020


ree

Quem diria que alguma vez iriamos ver um edifício a mover-se até uma nova localização...


Este edifício chinês de 85 anos "caminha" até um novo local. A escola primária, um prédio de 5 andares, em forma de T, forma esta que impede a sua locomoção sobre trilhos deslizantes.


Alguma vez se questionou se era possível mover edifícios, se sim, imaginou de que forma isso poderia acontecer?


Os métodos usuais incluem o uso de corrediças ou camas planas, mas o que fazer com um edifício que tem uma forma fora do habitual? Essa é a questão que os engenheiros em Xangai, na China, enfrentaram quando tiveram que mudar uma escola primária em forma de T com 85 anos. A Escola Primária Lagena foi construída em 1935 e precisava de ser realocada, de forma a ceder o terreno que foi seu por 85 largos anos a um novo edifício, uma superfície comercial.




O prédio pesa um total de sete toneladas, tornando a sua movimentação ainda mais complicada. Foi então que os engenheiros encontraram uma solução cheia de engenho e arte - conduzir o edifício até um novo local.


Durante 18 dias, 200 dispositivos especializados foram colocados sob o edifício. Esses dispositivos comportam-se como pernas robóticas, levantando, fazendo o edifício oscilar para cima e para baixo, passo a passo. Visto de fora e em movimento rápido, parece literalmente que o prédio antigo está a caminhar sozinho rumo à nova localização. Parece mesmo um excerto retirado de um filme da Marvel.


Os engenheiros são criativos e este vídeo é a prova do que pode ser alcançado quando grandes mentes se juntam para resolver problemas de solução exigente. Nenhuma notícia foi dada sobre como os alunos encararam a mudança e se adaptaram ao novo local da escola, situação que origine surpresa para um adulto, imagine-se para uma criança.





GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com

1 comentário


santos.silva45
07 de dez. de 2020

Muito obrigado por esta informação, não conhecia. Penso que se trata de 7000 toneladas.

Junto ligação para um caso semelhante, com carris, na Suiça

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2012/05/do-tua-em-tras-os-montes-oerlikon-na.html


Curtir
bottom of page