top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

7000 TONELADAS A CAMINHAR POR XANGAI

Atualizado: 18 de dez. de 2020


Quem diria que alguma vez iriamos ver um edifício a mover-se até uma nova localização...


Este edifício chinês de 85 anos "caminha" até um novo local. A escola primária, um prédio de 5 andares, em forma de T, forma esta que impede a sua locomoção sobre trilhos deslizantes.


Alguma vez se questionou se era possível mover edifícios, se sim, imaginou de que forma isso poderia acontecer?


Os métodos usuais incluem o uso de corrediças ou camas planas, mas o que fazer com um edifício que tem uma forma fora do habitual? Essa é a questão que os engenheiros em Xangai, na China, enfrentaram quando tiveram que mudar uma escola primária em forma de T com 85 anos. A Escola Primária Lagena foi construída em 1935 e precisava de ser realocada, de forma a ceder o terreno que foi seu por 85 largos anos a um novo edifício, uma superfície comercial.




O prédio pesa um total de sete toneladas, tornando a sua movimentação ainda mais complicada. Foi então que os engenheiros encontraram uma solução cheia de engenho e arte - conduzir o edifício até um novo local.


Durante 18 dias, 200 dispositivos especializados foram colocados sob o edifício. Esses dispositivos comportam-se como pernas robóticas, levantando, fazendo o edifício oscilar para cima e para baixo, passo a passo. Visto de fora e em movimento rápido, parece literalmente que o prédio antigo está a caminhar sozinho rumo à nova localização. Parece mesmo um excerto retirado de um filme da Marvel.


Os engenheiros são criativos e este vídeo é a prova do que pode ser alcançado quando grandes mentes se juntam para resolver problemas de solução exigente. Nenhuma notícia foi dada sobre como os alunos encararam a mudança e se adaptaram ao novo local da escola, situação que origine surpresa para um adulto, imagine-se para uma criança.





GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com

253 visualizações1 comentário

1 Comment


santos.silva45
Dec 07, 2020

Muito obrigado por esta informação, não conhecia. Penso que se trata de 7000 toneladas.

Junto ligação para um caso semelhante, com carris, na Suiça

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2012/05/do-tua-em-tras-os-montes-oerlikon-na.html


Like
bottom of page