top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

A 1ª CAPITAL DA ARQUITECTURA, O RIO DE JANEIRO


QUAL PROGRAMA PARA O RIO, A PRIMEIRA CAPITAL MUNDIAL DA ARQUITECTURA?


Em Janeiro de 2019, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a União Internacional dos Arquitectos (UIA) designaram o Rio de Janeiro como a Capital Mundial da Arquitectura para 2020.

A 18 de Fevereiro de 2020, as duas organizações, a Prefeitura do Rio e o Instituto de Arquitectos do Brasil apresentaram o programa para este ano.

Na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris , a Prefeitura do Rio, acompanhada pelo Instituto de Arquitectos do Brasil, União Internacional dos Arquitectos (UIA) e a Unesco, explicaram que uma ênfase em particular seria colocada no objectivo da Agenda das Nações Unidas para 2030, sobre desenvolvimento sustentável.


" Tornar cidades e aglomerações humanas inclusivas, seguros, resilientes e sustentáveis".


Como resultado, os postos de turismo, em parceria com o Instituto Brasileiro de Arquitectos, montarão "um intenso programa de exposições, um ano académico do Rio 2020, um concurso para jovens arquitectos, oficinas, eventos sociais, atracções turísticas, além de outras actividades realizadas por escolas, instituições culturais e sociedade civil ", afirma a UIA.


Thomas Vonier, presidente da UIA, descreve o Rio de Janeiro como uma "cidade jovem e dinâmica, com uma beleza geográfica e uma riqueza cultural de idiomas, arquitectura, música, dança, literatura e culinária ". No entanto, a capital brasileira enfrenta muitos desafios, principalmente demográficos, com forte presença de favelas. Thomas Vonier acrescenta: " O objectivo da Capital Mundial da Arquitectura é mostrar como a arquitectura pode melhorar a condição humana e o nosso planeta. Estamos num período de procura, e esta é uma oportunidade para as pessoas comuns e líderes mundiais verem o valor da Arquitectura na vida quotidiana". Estas questões serão abordadas em particular no evento pilar deste ano: o Congresso Mundial de Arquitectos, que acontecerá de 19 a 23 de Julho no Rio de Janeiro.





GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page