À MEMÓRIA DE MESTRE EDGAR CARDOSO, OU AS COISAS SIMPLES DA ENGENHARIA CIVIL
Tenho que recuar a um pequeno texto de homenagem publicado na pág. 100 do livro “Edgar Cardoso 1913/2000” editado pela Fundação Edgar Cardoso / Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura do IST em Dezembro de 2001 para me lembrar da última vez que escrevi um texto para publicação, fora dos contextos académicos da praxe, ou dos textos e memórias profissionais dos projetos…
Supostamente teria algum préstimo trazer a lume coisas práticas e terra-a-terra próprias da experiência de vida dum engenheiro de província que passou os últimos 30 anos exilado no interior.
Sou no entanto impelido a trazer-vos o ponto de vista do “engenheiro civil” sobre um fenómeno elementar da física:
Módulo de Young, lembram-se?
Ensinaram-nos que era a relação uniaxial entre a tensão e deformação num corpo sólido e homogéneo em regime elástico.
E, antes de nos meterem nos caminhos do Coeficiente de Poisson e da Dilatação Térmica, colocavam-nos a equação reduzida:
σ = E.ε
“Em que σ é a tensão uniaxial, ε a deformação (δL/L) e E o Módulo de Young.”
E por vezes, dependendo do entusiasmo do professor de engenharia, era-nos introduzida a noção de estado de tensão com um esquema desenhado de um prisma rectangular recto elementar donde se extraia uma matriz 3 x 3 de tensões…
Como dizia o saudosamente lembrado Mestre, na Faculdade aliciavam-nos com determinantes e meretrizes…
Voltando ao Módulo de Young...
O que é um módulo? É uma relação? Mas é uma relação adimensional? Ou trata-se de uma dimensão física verdadeiramente dimensional?
Efectivamente tem a dimensão duma tensão: Kgf por cm2, kN/m2 enfim, qualquer que seja o sistema de unidades é uma força distribuída por uma superfície unitária… Mas é uma tensão muito especial e para a qual o estudante de Engenharia Civil deveria prestar atenção para o seu intrínseco significado físico.
O que será então para um indivíduo das físicas aplicadas, para um engenheiro civil, o Módulo de Young à tracção?
Aprendi que representa “A tensão que seria necessário instalar num corpo para que, imaginando a manutenção do regime elástico, o corpo atingisse o dobro do seu comprimento inicial.”
Recorrendo à muleta matemática, para alongamento igual L vem δL/L = 1 e portanto E = σ.
E à tracção?
O que representa para um Engenheiro?
Não, não é o esforço de compressão que reduz a peça a metade…
Como é bom de ver, Módulo de Young à compressão é o “estado de tensão que seria necessário instalar num corpo para que, imaginando a manutenção do regime elástico, a sua dimensão axial se reduzisse a zero.”
É uma tensão grande ou pequena?
2 de junho de 2020
João Basto
À memória de Edgar Cardoso
GOSTOU? Então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos.
Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com
Comments