A PONTE DE EMERGĂNCIA PARA A OUTRA MARGEM DE LEONARDO DA VINCI
- Engenho e Arte
- 10 de set. de 2020
- 3 min de leitura

PONTE "EMERGĂNCIA".
MESMO 500 ANOS DEPOIS O NOTĂVEL LEONARDO DA VINCI PODE ENSINAR-NOS ALGO SOBRE PONTES, UM ENGENHEIRO INIGUALĂVEL NA HISTĂRIA

"Ilustre Senhor, tendo agora considerado suficientemente os espĂ©cimes de todos aqueles que se proclamam hĂĄbeis construtores de instrumentos de guerra, e que a invenção e operação dos ditos instrumentos nĂŁo sĂŁo nada diferentes daqueles de uso comum: Eu tentarei, sem prejuĂzo de a qualquer outro, para me explicar a Vossa ExcelĂȘncia, mostrando a Vossa Senhoria o meu segredo, e depois oferecendo-lhes o melhor prazer e aprovação para trabalhar com efeito nos momentos oportunos em todas aquelas coisas que, em parte, serĂŁo brevemente mencionadas abaixo.
Eu tenho uma espĂ©cie de pontes extremamente leves e fortes, adaptadas para serem mais facilmente carregadas, e com elas vocĂȘ pode perseguir, e a qualquer momento fugir do inimigo; e outros, seguros e indestrutĂveis por fogo e batalha, fĂĄceis e convenientes de levantar e colocar.
Eu sei como, quando um lugar é sitiado, tirar a ågua das trincheiras e fazer uma variedade infinita de pontes, caminhos cobertos e escadas e outras måquinas pertencentes a essas expediçÔes.
Farei carruagens cobertas, seguras e inatacĂĄveis, as quais, entrando no meio do inimigo com sua artilharia, nĂŁo hĂĄ corpo de homens tĂŁo grande, mas eles os quebrariam. E por trĂĄs deles, a infantaria poderia seguir sem ferimentos e sem qualquer obstĂĄculo.
Em caso de necessidade, farei grandes armas, morteiros e muniçÔes leves de formas finas e Ășteis, fora do tipo comum.
 Eu inventaria catapultas e outras mĂĄquinas de eficĂĄcia maravilhosa e nĂŁo de uso comum.Â
E, em resumo, de acordo com a variedade de casos, posso inventar vĂĄrios e infinitos meios de ataque e defesa.
Em tempos de paz creio poder dar uma satisfação perfeita e igual a qualquer outro na arquitectura e na composição dos edifĂcios pĂșblicos e privados; e no escoamento da ĂĄgua de um lugar para outro.
Posso fazer escultura em mårmore, bronze ou barro, e também posso fazer na pintura tudo o que se fizer, bem como qualquer outro, seja ele quem for.
E se alguma das coisas acima mencionados parece que ninguĂ©m seja impossĂvel ou inviĂĄvel, estou mais pronto para fazer o experimento em seu parque, ou em qualquer lugar pode agradar a Vossa ExcelĂȘncia - a quem me comentar com o mĂĄximo humildade, etc. "Â
Leonardo provavelmente tinha uma variedade de aplicaçÔes em mente para este projeto, embora fosse particularmente atraente para usos militares (outros desenhos na folha referem-se a canhÔes). Um exército em avanço poderia usar as årvores encontradas no local, montar a ponte em questão de minutos e então - uma vez usada - poderia puxar cordas colocadas estrategicamente e a ponte se desfaria. Os componentes poderiam então ser levados ou deixados cair em um rio ou ravina abaixo e serem varridos.
O desenho é uma das 1.119 folhas encontradas no Codex Atlanticus em Milão. Essa enorme coleção de desenhos diversos foi montada no final do século XVI, muito depois da morte de Leonardo.
A ponte âEmergĂȘnciaâ foi desenhada numa pĂĄgina com muitas ilustraçÔes diferentes. Numa pĂĄgina ele desenhou dois estilos de pontes, alguns close-ups de mĂ©todos de conexĂŁo, uma besta (ou duas) e no topo, o esboço de uma igreja! Ă improvĂĄvel que ele tenha feito todos ao mesmo tempo, mas mostra sua mente eclĂ©tica!
CASO PRĂTICO EM 10 MINUTOS
Construção da ponte Da Vinci na SchloĂplatz em 3 de fevereiro de 2016. Oito aprendizes do centro de formação de carpinteiro e dois mestres erguem a ponte em menos de 10 minutos. O vĂŁo da ponte Ă© de 10m, sua largura Ă© de 3,50m e o ĂĄpice Ă© de 1,70m.
GOSTOU? entĂŁo coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos
Tem uma histĂłria para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com
