top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

CILINDRO COMPACTADOR ELÉTRICO? A CONSTRUÇÃO CADA VEZ MAIS SUSTENTÁVEL

Atualizado: 6 de mai. de 2020



QUANDO AS MÁQUINAS PESADAS DE CONSTRUÇÃO COMEÇAM A SER ELÉTRICAS É PORQUE É RENTÁVEL, FIÁVEL E OBVIAMENTE MAIS SUSTENTÁVEL. A POLUIÇÃO DIMINUI E A NOSSA SAÚDE AGRADECE


A sustentabilidade está a passar de uma exigência dos cidadãos para as industrias em geral, nomeadamente para a Industria da Construção Civil.

A BAM construiu o primeiro Cilindro Compactador de aproximadamente 12 toneladas totalmente elétrico. A base foi um modelo já existente, anteriormente impulsionados por um motor a gasóleo, que foi convertido para a utilização com motor elétrico. Na ultima semana de Abril foi utilizado pela primeira vez num projecto no municipio de Almere na Holanda.



Sem emissões

Devido à motorização elétrica, o cilindro compactador não emite CO2 nem nitrogênio. Isso permite construir de uma forma limpa. Além disso, o cilindro compactador é muito mais silencioso do que os cilindros compactadores actuais. Se pensarmos bem, o cilindro compactador é uma excelente oportunidade de começarmos a eletrificar os equipamentos pesados para construção. Não precisa içar cargas pesadas ou escavar continuamente uma vala de construção. O cilindro só precisa praticamente de energia para se guiar, como um carro de passageiros. O cilindro é obviamente mais pesado que um carro comum mas não precisa ter uma autonomia de centenas de quilómetros para chegar ao destino final sem preocupações.



Factos e números

Nesta máquina economiza-se sete litros de combustível por hora em comparação com o motor diesel original. Que é cerca de 73 litros por dia. Com o cilindro compactador elétrico, economizamos cerca de 236 kg de CO2 por dia e anualmente, com 180 dias de trabalho, são mais de 42.000 kg.

O cilindro compactador pode ser usado durante oito horas se tiver as baterias totalmente carregadas. As baterias ficam totalmente carregadas novamente após três a cinco horas de carga permitindo que a BAM use o cilindro compactador diariamente.



 

Veja aqui outro artigo sobre o mesmo assunto

 

Fabrico próprio

Já existem alternativas elétricas no mercado para os equipamentos mais leves mas não é este o caso de equipamentos mais pesados, ainda assim, a BAM tinha o desejo de fazer essa mudança aumentando as suas ambições de sustentabilidade e dos seus clientes. Com o conhecimento experiência mecânica do seu proprio pessoal, projectaram este cilindro compactador elétrico e construíram-no num ano e meio. Realmente uma conquista mundial!

Koob Bovenhuis, gerente da BAM Infra Materieel afirmou“É inacreditável que tenhamos conseguido isto. Mostra a capacidade de decisão e conhecimento que o nosso pessoal possui. O que começou há um ano e meio como uma ideia durante uma sessão de estratégia com os trabalhadores agora é uma realidade! ”


Conjunto de asfalto livre de emissões

Há uma procura crescente por soluções mais sustentáveis. É por isso que segundo a BAM, não parará com este cilindro compactador elétrico. O objectivo da BAM é estabelecer um processo de asfaltagem livre de emissões a longo prazo. Neste momento também consideram a utilização do hidrogênio como uma solução possível para equipamentos mais pesados.

Ruud Miedema, líder do projecto do município de Almere, viu o cilindro compactador elétrico a fazer os seus primeiros metros no seu projeto e afirmou “O município de Almere está a trabalhar todos os dias para manter, reparar e renovar a cidade. Queremos fazer todo esse trabalho da maneira mais sustentável possível. Isso significa que queremos usar a energia da forma mais economicamente possível, para isso usamos energia mais limpa e optamos por materiais que duram e podem ser reutilizados. Fazemos isso em conjunto com a BAM, que, como nós, trabalha apaixonadamente num ambiente de vida melhor e mais bonito. Dessa forma, continuamos a construir a nossa cidade mais verde e saudável. ”



GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com


111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page