top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

COLAPSOU MAIS UM PRÉDIO NA ÍNDIA



O número de mortos no desabamento de um prédio de cinco andares em Maharashtra, Índia, não pára de aumentar, as operações de resgate decorrem do nascer ao pôr do sol.


Quatro pessoas continuam desaparecidas e presumivelmente ainda estão presas, avançado por Anupam Srivastava, chefe da unidade da Força Nacional de Resposta a Desastres da Índia (NDRF) de Maharashtra.


Um menino de quatro anos foi resgatado com vida do local na terça-feira, de acordo com Srivastava.


O prédio desabou por volta das 18h30min de segunda-feira. O terceiro, quarto e quinto andares desapareceram, ficando "completamente destruídos", de acordo com Srivastava, as autoridades estão esperançosas de que os andares mais térreos tenham permitido que as pessoas subterradas tenham sobrevivido.


Cerca de 70 dos 97 residentes conseguiram escapar. Oito foram resgatados pela NDRF, dos quais um homem mais tarde sucumbiu a um ataque cardíaco.


Os primeiros socorros estaduais e federais usaram cães especialmente treinados para ajudar a rastrear os escombros da estrutura, localizada na cidade de Mahad, distrito de Raigad, cerca de 150 quilómetros a sul de Mumbai.

Não está claro o que causou o colapso do prédio de cinco andares, moradores disseram às equipas de emergência que, quando correram para fora do prédio, os pilares do estacionamento ainda estavam em vibração, o que significa que podem ter resistido ao desabamento, mantendo a esperança de encontrar sobreviventes neste piso.


Srivastava afirmou que "é possível o primeiro andar estar intacto", ainda assim torna-se impossível confirmar, visto os andares mais baixos estarem subterrados pelos escombros do desabamento dos andares superiores.


Há esperança que as pessoas que estão presas no primeiro, no segundo andar ou no estacionamento do prédio estejam vivas", disse Srivastava. As equipas de resgate estão a utilizar as cães que detectam cheiro de pessoas vivas subterradas, uma mais valia na busca de vida humana.


O prédio era composto por 41 apartamentos, dos quais 18 estavam desocupados, informou Nidhi Chaudhary à imprensa local. As autoridades prepararam uma lista dos moradores do prédio e "partilharam os detalhes das pessoas desaparecidas com os presentes no local do desabamento, caso consigam identificar alguém entre os feridos", disse Chaudhary.


Não está claro o que causou o colapso do prédio. Agosto é a estação das monções na Índia (ventos sazonais, em geral associados à alternância entre a estação das chuvas e a estação seca), quando chuvas intensas e inundações causam estragos nas infraestruturas, ainda assim a hipótese de negligência na construção não foi colocada de parte. No relatório policial inicial foram identificadas cinco pessoas - incluindo o proprietárioda empresa responsável pela construção do prédio - ficando indiciado por homicídio por negligência. Até ao momento não há detidos.



O primeiro-ministro Narendra Modi disse no Twitter que estava "triste" com a notícia do colapso e que seus "pensamentos estão com as famílias daqueles que perderam seus entes queridos".


"Rezo para que os feridos recuperem rápido. As autoridades locais e as equipas da NDRF estão no local da tragédia, fornecendo toda a assistência possível", acrescentou.


Após os primeiros relatos do incidente, via Twitter, o gabinete do primeiro ministro de Maharashtra, Uddhav Balasaheb Thackeray, afirmou que começaram a ser tomadas as diligências para dar inicio a todas as intervenções de resgate necessárias.



O ministro de assuntos internos da Índia, Amit Shah , afirmou no Twitter que "O colapso de um prédio em Raigad, Maharashtra, era uma grande tragédia. Tendo falado com todos os meios para fornecer toda a assistência possível, as equipas estão a caminho e ajudarão nas operações de resgate o mais rápido possível."





GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com

120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page