No dia 11 de setembro de 2024, por volta das 3h, parte da Ponte Carola, no centro de Dresden, desabou, sem causar feridos. As causas ainda não foram estabelecidas, embora algumas explicações possíveis já tenham sido consideradas.
Em principio, não havia ninguém na ponte no momento do incidente, portanto nenhuma vítima foi relatada de acordo com os serviços de emergência. No entanto, quase se transformou numa tragédia, já que menos de vinte minutos antes, um elétrico ainda circulava na Ponte Carola, no centro da cidade de Dresden, que desabou parcialmente no dia 11 de setembro de 2024, por volta das 3h da manhã, hora local.
No meio da noite, a parte que acomodava o tráfego de pedestres e duas linhas de elétricos desabaram no Elba, em mais de cem metros. Por isso o tráfego de veículos e bicicletas no outro lado desta ponte foi também interrompido, bem como o tráfego fluvial.
A queda da estrutura também danificou duas canalizações de aquecimento urbano , levando à interrupção do serviço de água quente em toda a cidade. No início da tarde, ele esta infraestrutura já estava parcialmente recuperada.
A parte ferroviária da Ponte Carola em Dresden desabou em 11 de setembro de 2024, por volta das 3h. Cidade de Dresda
A margem encontra-se inundada em alguns pontos, embora as condições meteorológicas na região suscitem receios de um transbordo do rio, que poderá aumentar com os escombros. Um buraco de aproximadamente um metro de diâmetro também foi formado na cabeceira da ponte.
Um programa de renovação estava em andamento
Concluída pela primeira vez em 1895, a Ponte Carola original foi explodida no final da Segunda Guerra Mundial para tentar deter o Exército Soviético que se aproximava. A reconstrução ocorreu entre 1967 e 1971. Ela passou por reformas de 2019 a 2021.
A estrutura de betão armado pré esforçado de 375 m segundo a imprensa alemã, estava num programa de renovação estava em andamento desde 2019, com alguns troços da ponte já tratados. As obras da parte que desabou estavam previstas para 2025.
Embora esta obra seja necessária dado o estado geral da estrutura, nada sugeria um perigo iminente, segundo o chefe do departamento responsável pelas estradas da cidade de Dresden, citado pela imprensa alemã. A corrosão da estrutura pode, no entanto, ser a causa do incidente. Uma hipótese que a investigação terá que verificar. Por outro lado, a cidade exclui a possibilidade de que um defeito nas infraestruturas de aquecimento urbano tenha levado à queda da ponte Carola. Foram também lançadas análises para excluir qualquer perigo noutros pontos desta ponte, que constitui um dos principais eixos da cidade e do seu centro.
GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos
Tem uma história para partilhar?
email EngenhoeArte@yahoo.com
Comments