top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

VIGA DE LANÇAMENTO COLAPSA NA ÍNDIA



No dia 23 Novembro 2020, mais um acidente com uma estrutura, aconteceu naquele que quase nos arriscamos a dizer, o "paraíso" dos acidentes estruturais, a Índia.


A Dedicated Freight Corridor Corporation of India Limited (DFCCIL) é uma empresa do sector público, administrada pelo Ministério das Ferrovias do governo Indiano. A DFCCIL estava encarregue de projectar, executar e mobilizar os recursos financeiros para a construção e respectiva manutenção.

O incidente aconteceu por volta das 11h30, quando o troço entre os pílares 60 e 63 do corredor de carga desabou.

O impacto da queda foi tal que a viga de lançamento usada para instalar vãos de betão armado entre os pilares foi seriamente danificado. O motorista de um veiculo todo terreno, que trabalhava no estaleiro das obras, escapou por um triz ao pular para o banco do passageiro quando peças do equipamento caíram em cima do seu veículo estacionado próximo ao local. O motorista, que mal conseguiu escapar, disse que ficou muito abalado várias horas após o colapso. “Havia poucos trabalhadores no local e o acidente aconteceu tão repentinamente que ninguém teve tempo de reagir. Vi a viga de lançamento a descer e até pus o vaiculo a trabalhar. No entanto, em vez de dirigir,´apenas consegui pular para o lado do passageiro à esquerda e me salvei ”, disse Sunil Kumar, que sofreu pequenos arranhões.

Os funcionários do projeto disseram que o acidente foi grave e que investigariam minuciosamente o incidente para evitar que se repetisse. Em 22 de agosto do mesmo ano, um incidente semelhante ocorreu na Sohna Road, quando uma parte do vão de betão armado da estrada elevada de Sohna desabou perto do condomínio Vipul Greens, após o que o NHAI interrompeu os trabalhos de construção no projeto da estrada elevada.

A viga de lançamento usada para instalar os vãos de betão armado entre os pilares, caiu de uma altura de cerca de 15 a 20 metros e afetou aproximadamente 150 metros de troço entre os quatro pilares. Além dos danos ao equipamento, as partes superiores dos dois pilares de betão armado também foram danificadas.

O troço de Rewari-Dadri do corredor elevado faz parte do corredor de dupla linha de bitola larga que está a ser desenvolvida pela Indian Railways, por meio de sua subsidiária Dedicated Freight Corridor Corporation of India Ltd (DFCCIL). O corredor de 1.483 km começa em Dadri, perto de Uttar Pradesh, e termina em Navi Mumbai em Maharashtra. O troço de Rewari-Dadri de 141 km faz parte do corredor e está a ser construído por um consórcio liderado pela empresa de infraestrutura Larson & Toubro (L&T).


O Western Dedicated Freight Corridor (WDFC) é um corredor ferroviário de bitola larga ( com 1,676 metros de espaçamento) em construção na Índia. Fará a ligação entre a capital da Índia, Deli , e o centro económico Indiano, Mumbai . Este corredor cobrirá uma distância de 1483 km e será eletrificado com operação em dupla linha. Um ramal de linha única é proposto desde Pirthala a Tughlakabad. Isto funcionará paralelamente à linha principal existente Deli - Mathura . A rota de Rewari a Dadri será uma linha inteiramente nova e Dadri terá ligação a Khurja, junção que conectará este corredor ao corredor de Este - Eastern Dedicated Freight Corridor(EDFC). O troço de Rewari-Dadri de 141 km está a ser construído por um consórcio liderado pela empresa de infraestrutura Larson & Toubro (L&T).

Os pilares dos pórticos foram usados ​​como subestrutura e as vigas do pórtico foram usados ​​para conectar os pilares gêmeos. O sistema de viga foi usado como superestrutura com a metodologia de ereção de vão total.

Empreiteiro: Larsen & Toubro Lançamento da fabricação de vigas: HLCM Company (China) Local: SOHNA, Haryana. Perda de equipamento: Viga de lançamento LG - 10Cr


A metodologia de ereção Full Span começou no alinhamento para 4 Vigas Span, cerca de 20 Vãos Retos são erguidos suavemente. Também não havia uma curvatura no alinhamento nos próximos vãos.



GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com

267 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page