top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

Noruega fecha pontes de madeira após colapso


A Administração de Estradas Públicas da Noruega está a fechar 14 pontes de treliça de madeira após o colapso de uma ponte rodoviária de madeira colada com 10 ano.

Uma ponte de madeira no sul da Noruega, construída para durar 100 anos, desabou no rio apenas uma década depois de ser concluída.

Duas pessoas tiveram que ser resgatadas durante o grande incidente na ponte Tretten, perto de Gudbrandsdalen, em Øyer.

Um carro caiu na água quando a ponte desmoronou, enquanto um camião ficou preso numa seção desmoronada. Os dois motoristas saíram ilesos.


A Ponte Tretten, inaugurada em 2012, liga a principal autoestrada norte-sul da Noruega e a estrada municipal 254 no município de Øyer, ao norte de Lillehammer.

Serve de ponto de passagem para os 900 habitantes da vila de Tretten e foi construído para substituir uma estrutura anterior que existia desde 1894.

Construída em madeira e aço, tem quase 150m de comprimento e 10m de largura e possui uma via de mão dupla e uma passarela de pedestres.

Foi projetado pela empresa de arquitetura PLAN Arkitekter, com a empresa de engenharia Norconsult e a empreiteira Contexto. A estrutura foi projetada com expectativa de vida útil de 100 anos, segundo relatório elaborado pelo arquiteto e engenheiro em 2013.

e os componentes de glulam foram fornecidos pela Moelven . A empresa Moelven Limtre forneceu os componentes de "Glutam".


A Ponte Tretten foi inspecionada junto com outras pontes de treliça de madeira em 2016 após o colapso da Ponte Perkolo, uma outra travessia de madeira em Gudbrandsdalen.

De acordo com um relatório da empresa norueguesa NRK, alguns problemas de manutenção foram descobertos, mas nada que tenha indiciado que fossem inseguras para o tráfego.

Uma investigação foi agora lançada pela Administração de Estradas Públicas da Noruega e pelo Conselho do Condado de Innlandet, que possui e mantém a ponte.

Num comunicado, a diretora de estradas da Noruega, Ingrid Dahl Hovalnd, disse: "Devemos fazer uma revisão completa e independente do incidente. Deve ser seguro dirigir nas estradas norueguesas. É por isso que é importante chegar ao fundo deste assunto. "

As autoridades também decidiram que todas as pontes de madeira da região serão inspecionadas novamente.

A causa do colapso ainda não está clara








A diretora de estradas da Noruega, Ingrid Dahl Hovland, dafirmou que “a causa ainda não está clara e depois de avaliar a situação, chegamos à conclusão de que devemos fechar as 14 pontes de treliça similares até sabermos mais sobre a causa.”


Todas as pontes de treliça de madeira da Noruega, incluindo a ponte Tretten, foram inspecionadas em 2016 após o colapso de uma estrutura semelhante, a ponte Perkolo em Sjoa, em fevereiro daquele ano.

Essas inspeções não encontraram falhas na ponte Tretten, mas recomendaram a substituição de algumas cavilhas.

O trabalho para remover a ponte Tretten desmoronada já começou. A estrutura, a maior parte da qual está agora no rio, será cortada, içada para terra e removida.





Entretanto a Administração de Estradas Públicas da Noruega decidiu instalar uma série de pontes temporárias no país, depois que tomou a decisão de fechar as 14 estruturas de madeira após o colapso catastrófico da ponte Tretten .


Das 14 pontes de treliça de madeira, oito estão localizadas no condado de Viken, cinco no condado de Innlandet e uma no condado de Nordland. Duas das pontes rodoviárias foram construídas em meados da década de 1990, enquanto as restantes 12 foram todas construídas neste século.

Para ajudar a mitigar a interrupção causada pelo encerramento das pontes, a Administração de Estradas Públicas da Noruega decidiu instalar travessias temporárias em dois dos locais; a ponte Tveit na E16 em Vang em Valdres e a ponte Moumbekken na estrada nacional 22 em Fredrikstad,


O diretor da Administração de Estradas Públicas da Noruega, Cato Løkken, também confirmou que o departamento está a “investigr a possibilidade” de uma nova estrutura temporária perto da ponte Norsenga na E16 em Kongsvinger. No entanto, Løkken admitiu que isso pode não ser possível devido à extensão da travessia e à passagem acima de uma ferrovia.


Os preparativos para a instalação das pontes temporárias estão em andamento e espera-se que as pontes estejam prontas dentro de aproximadamente uma semana.

O departamento nacional de emergência de pontes da Administração de Estradas Públicas da Noruega entrega as pontes temporárias.

As pontes temporárias terão a mesma capacidade de carga que as pontes permanentes, mas serão mais estreitas e, portanto, terão acessibilidade um pouco reduzida.


Após o colapso da ponte Tretten, um especialista em estruturas de madeira da empresa de engenharia Arup, Andrew Lawrence, disse que, embora nesta fase tudo ainda fosse especulação, certas partes da ponte de madeira pareciam ter sido expostas à chuva, o que significa que estavam em risco de deterioração, e a resistência da ponte dependia das tensões submetidas às ligações/conectores.



GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com #construcao #construção #ponte #madeira #pontedemadeira #conectores #ligações #estruturademandeira


275 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page