top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

MAIOR EDIFÍCIO DE MADEIRA EM FRANÇA CONCLUÍDO


Eiffage entrega a torre, com estrutura em madeira, mais alta da França!


A torre Hyperion, em Bordéus , foi entregue. É, até à data, o edifício de estrutura de madeira mais alto construído em França, de acordo com a Eiffage Immobilier, que levou este projeto, desenhado por Jean-Paul Viguier para o território da Operação de Interesse Nacional, Bordeaux Euratlantique.



A Eiffage Immobilier começou a entregar as chaves dos apartamentos, na torre Hyperion em Bordeaux, aos seu futuros proprietários. Esta torre mista, de madeira e betão, conta com 17 pisos.. A estrutura de madeira mais alta da França, é reconhecida pelo Estado como uma "demonstração industrial por uma cidade sustentável", tendo sido projetada em BIM. A operação foi iniciada em 2015 quando o Estabelecimento de Desenvolvimento Público (EPA) Bordeaux Euratlantique lançou, no âmbito do desenvolvimento da Operação de Interesse Nacional, um concurso para a construção de uma torre com estrutura em madeira. Com uma altura record, nunca antes alcançada em França, tendo também como objetivo apoiar a restruturação da indústria francesa de madeira para construção.


Mistura de madeira-betão


A Eiffage Construction implementou um "método construtivo inovador" que combina, por um lado, uma base de betão em três níveis e um núcleo de betão e, por outro lado, uma estrutura de madeira composta por vigas de madeira laminada coladas, painéis de madeira laminada e 304 paredes de estrutura de madeira. A sua construção, parcialmente pré-fabricada, contou com mais de 1.500 componentes produzidos fora do local, incluindo os elementos da fachada, nas oficinas de Savare, uma subsidiária da Eiffage Construction. Estes elementos foram montados em apenas cinco meses.



A construção da torre exigiu assim 1.400 metros cúbicos de madeira maciça “beneficiando de uma garantia de proveniência florestal local da Nova Aquitânia” sob o compromisso da Eiffage, tudo “numa abordagem ecológica” . Os resíduos de madeira também foram recuperados na plataforma de serviços compartilhados.


Nível E3C2


Esta operação de nível E3C2 "ilustra perfeitamente a estratégia de baixo carbono do grupo Eiffage": por meio da sua solução construtiva em particular, o Hyperion armazenará pelo menos 1.400 toneladas de CO2 ao longo de sua vida útil, ou seja, um volume comparável a nove anos de energia consumida por um edifício desta escala.


Projetada pelo arquiteto Jean-Paul Viguier, a torre Hyperion está integrada de forma mais ampla num complexo imobiliário misto, composto por 182 unidades habitacionais, um estacionamento com 151 lugares, 360 m2 de lojas e 3.820 m2 de escritórios, distribuídos em quatro edifícios.



GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page