top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

HILTI REVOLUCIONA COM O EXO-01 JÁ EM 2020


O FUTURO ESTÁ A CHEGAR A GRANDE VELOCIDADE. EXOESQUELETOS VÃO COMEÇAR A SER MAIS UMA FERRAMENTA DOS ESTALEIROS DE OBRA


O gigante das ferramentas de construção e manutenção, Hilti, decidiu entrar na indústria dos exoesqueletos. O Hilti Exo-01 foi desenvolvido em conjunto com a especialista em próteses, órteses e exoesqueletos, a Ottobock. Pela primeira vez, os trabalhadores de todo o mundo podem ser capazes de aproveitar a promessa de exoesqueletos industriais de melhoria da saúde, segurança e mão de obra.


De acordo com um relatório da RoboticsTomorrow.com , cerca de 44 milhões de trabalhadores na União Europeia (UE) são afectados por distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao local de trabalho. Os trabalhadores das indústrias de construção e manufactura industrial são particularmente propensos a graves problemas de saúde devido ao trabalho pesado que realizam.

Há um grande potencial para soluções que reduzem o esforço físico dos trabalhadores na indústria da construção”, explica o Dr. Sönke Rössing, chefe da Ottobock Industrials. “Esta divisão tem desenvolvido exoesqueletos industriais da linha de produtos da Paexo desde 2012 para criar locais de trabalho mais saudáveis. O EXO-O1 é um modelo passivo que não requer fornecimento de energia. O peso dos braços é transferido para os quadris por meio dos apoios do antebraço, usando a tecnologia de tracção mecânica por cabo. Estudos independentes e pesquisas da Ottobock mostraram que isso reduz o pico de carga nos músculos e alivia os ombros em até 47%. ”


A Hilti está actualmente em testes em estaleiros de obras do mundo real e trará o exoesqueleto para os mercados globais ainda este ano.

Queremos melhorar a saúde e a segurança de nossos clientes, impactando directamente a produtividade do local de trabalho, para que possam permanecer dentro do prazo e do orçamento”, disse Johannes Huber, chefe da unidade de negócios de sistemas de diamantes do Hilti Group, empresa controladora da Hilti América do Norte. “Os clientes que abraçam a inovação e investem na mais recente tecnologia de saúde e segurança serão mais capazes de atrair e reter as melhores pessoas, bem como manter seus locais de trabalho produtivos.”

O EXO-O1 é a primeira incursão da Hilti em exoesqueletos para a indústria da construção. Haverá mais desenvolvimentos de suporte humano vindo da marca, a empresa anunciou durante o lançamento de um produto online em 23 de julho de 2020.





O Hilti Exo-01 é um exoesqueleto de apoio de ombro muito parecido com o Paexo Shoulder da Ottobock. Assim que estiver à venda, os trabalhadores que usem deste produto devem esperar uma redução na tensão por trabalhar no nível do peito ou acima dele. Existe uma excelente sinergia entre os instrumentos que a Hilti fabrica e a solução vestível que pode ajudar a que essas ferramentas sejam utilizadas por mais tempo e com mais segurança. Além de reduzir a tensão muscular e articular, o Hilti Exo-01 pode ser capaz de actuar como um amortecedor parcial que reduz as vibrações e o recuo da ferramenta, embora nem a Hilti nem o comunicado da Ottobock façam menção a isso.


Colaboração entre o Grupo Hilti e a Ottobock

Estamos muito satisfeitos por abrir uma nova área de aplicação com a Hilti. Estamos a construir a nossa experiência adquirida em mais de 500 projectos de exoesqueleto bem sucedidos, incluindo na indústria automotiva e vários negócios. Há um grande potencial para soluções que reduzem o desgaste físico dos trabalhadores da indústria da construção. Queremos expandir esse pilar em conjunto nos próximos anos ”, explica o Dr. Sönke Rössing, chefe da Ottobock Industrials. Esta divisão desenvolve exoesqueletos industriais da linha de produtos Paexo desde 2012 para criar locais de trabalho mais saudáveis.





Educação

A Hilti North Americal não planeia apenas avaliar e lançar o Hilti Exo-01. A empresa reconhece que o ombro assist wearable é uma tecnologia nova e transformadora que “requer uma gestão de mudança organizacional e foco nas pessoas. É por isso que eles também planeiam oferecer serviços de implementação, treino e suporte no local para os clientes da Hilti e suas equipes. ” Um lançamento bem-sucedido também pode levar à adição de outros tipos de exoesqueletos ao portfólio, fazendo com que ainda mais pessoas sejam apresentadas às várias facetas dessa tecnologia.


Lançamento esperado no outono de 2020

É difícil exagerar a rapidez com que a Ottobock foi capaz de se mover para criar soluções para manter os trabalhadores saudáveis. Há apenas dois anos, na WearRAcon18, a Ottobock apresentou o Paexo Shoulder aos entusiastas do exoesqueleto. Esta parceria pode trazer redução de lesões e alívio de tensões para milhões de trabalhadores e estabelecer permanentemente exoesqueletos industriais como uma ferramenta pronta para ser utilizada.


GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com


229 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page