top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

IA PERMITE IDENTIFICAR PROBLEMAS MECÂNICOS RECORRENDO A UMA APP



Mecânico de automóveis no seu bolso, pois é, é isso mesmo, a Skoda desenvolveu uma aplicação para telemóveis que permite identificar problemas no seu carro, recorrendo a Inteligência Artificial (IA)



Onde o software encontra o hardware


Se é proprietário de um automóvel, certamente já se deparou com luzes ou ruídos, que o preocupam e o fazem começar a imaginar o pesadelo financeiro que será a reparação da anomalia existente. A acrescentar a este vasto leque de pessoas que tem o chamado "ouvido clínico", existem também os condutores que não têm a sensibilidade necessária para detetar ruídos anómalos, para estes condutores esta app ainda mais fascinante se torna.


Recentemente, a SKODA  lançou uma aplicação, assente em Inteligência Artificial que pode dizer exatamente o que está a acontecer com o seu carro, simplesmente ouvindo-o trabalhar.


O departamento de pós-venda da Skoda Auto e Skoda Auto DigiLab estão a testar uma nova aplicação para smartphones – o Sound Analyzer. A aplicação, recorrendo à IA, determina com rapidez e precisão a necessidade de qualquer serviço por meio de análise de som.




O software regista os ruídos feitos pelo respetivo veículo durante a condução e compara-os com a base de dados de fábrica. Em caso de discrepâncias, a app usa um algoritmo para determinar a sua natureza assim como a forma de corrigir os problemas. De acordo com a empresa, o Sound Analyzer ajuda a melhorar a eficiência da manutenção do veículo, reduzir o tempo de permanência do carro na oficina e aumentar a satisfação do cliente.


No coração do Sound Analyzer está uma inteligente rede artificial: a aplicação converte primeiro um arquivo de áudio num espectrograma, que por sua vez exibe visualmente os sinais acústicos. Em seguida, recorrendo a IA, essa visualização é comparada com os registros armazenados, tentando identificar desvios. Após a análise, o software classifica a potencial necessidade de manutenção ou reparação num futuro próximo, fornecendo ainda conselhos úteis até ao dia da intervenção.




Desde junho de 2019, a aplicação para smartphones foi testada em 14 países, incluindo Rússia, Alemanha, Áustria e França. 245 concessionários Skoda participaram no projeto piloto. As informações prestadas possibilitaram a obtenção de uma série de registros que desempenham um papel fundamental no processo de aprendizagem da rede neural. A empresa vai expandir gradualmente a gama de anormalidades acústicas específicas na aplicação – isto deve abrir muitas novas oportunidades em termos de manutenção preventiva.


Stanislav Pekař, chefe de pós-vendas da ŠKODA AUTO, disse:


"O Sound Analyzer é um excelente exemplo das novas oportunidades que a digitalização na ŠKODA pode criar, mesmo em termos de pós-venda. Continuaremos a usar tecnologias de inteligência artificial de forma consistente para oferecer aos nossos clientes um atendimento ainda mais personalizado, aprimorando ainda mais a experiência do cliente."



Da forma como está, o software atual é capaz de analisar 10 padrões com uma precisão próxima dos 90%. Alguns desses padrões, inclui o sistema de direção, o compressor do ar condicionado e as embraiagens na caixa de velocidades, de acordo com ŠKODA. Ainda assim, a aplicação é capaz de reconhecer mais de 10 padrões, não obstante da sua taxa de precisão não ser tão elevada.



GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com

273 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page