top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

MADEIRA NA NOVA SEDE DA GOOGLE EM LONDRES

Atualizado: 12 de ago. de 2020


NOVA SEDE ECOLÓGICA DE UM BILIÃO DE USD DA GOOGLE EM LONDRES, CONSTRUÍDO EM MADEIRA, AÇO E VIDRO, COM JARDIM NA COBERTURA, UMA PISCINA, SALAS DE MASSAGEM, PISTAS DE CORRIDA E MUITO MAIS


A nova sede da Google possui espaço para mais de 4.000 funcionários, situada entre o novo King's Boulevard, a oeste, e a estação King's Cross, a leste, a implantação do edifício varia de 60 m de largura ao norte a apenas 20 m ao sul ao longo de seus 330 m de comprimento.


Para responder aos critérios de fornecer um edifício que possa responder às diversas necessidades dos negócios do Google, com espaço livre e espaço adaptável, Bjarke Ingels Group e pelo Heatherwick Studios, os projectistas, optaram por adoptar uma mistura de estrutura de piso de betão à vista e pisos de madeira Os pisos de betão armado abrangem toda a largura do edifício, enquanto os dois pisos de madeira são fixas por dentro, criando espaços de altura dupla e tripla. Essa estratégia é aplicada ao piso térreo, exigindo uma elevação sem pilares, que serviu de base para as treliças que suportam a cobertura e as placas de piso externas suspensas.

Embora adicione complexidade à construção, essa abordagem atende aos desafios estabelecidos pela resposta arquitectónica de conceber um escritório único, ao espaço disponível e de infraestruturas publicas necessárias.



Os pisos de madeira são formados a partir de Madeira Laminada Colada, apoiadas em vigas de aço com uma zona "invertida" de infraestruturas integradas e que integra o sistema principal de ventilação do edifício. Os pisos de betão são construídos de forma semelhante, adoptando painéis prefabricados pré-esforçados sob medida, suportados pela estrutura de aço. A préfabricação em fábrica foi usada para acelerar a construção e evitar os riscos de cofragem perto da linha férrea. Um peso significativo é aplicado à estrutura do telhado, que abriga plantações variadas, árvores, espaço de lazer, pista de atletismo e até uma área de jogos multiusos e uma piscina de 25 m.


Os espaços serão ligados por uma grande "escada diagonal" que se estende do primeiro andar até o telhado.


"Nosso design para o novo Google Campus em King's Cross está enraizado no carácter local da área, aproveitando o enquadramento da zona de construção definido contestualmente e criando ambientes de trabalho em cascata contínua que conectam os Googlers em vários andares", disse Ingels.


"Ao abrir o andar térreo e activar a paisagem do telhado, os espaços de trabalho claros e arejados ficam ​​entre os jardins do terraço e os corredores do mercado, auditórios e lojas no piso térreo".


"A área é uma colisão fascinante de diversos tipos e espaços de construção e não posso deixar de adorar esta mistura de grandes estações ferroviárias, estradas, canais e outras infraestruturas, todas dispostas no ponto mais conectado de Londres", disse Heatherwick.


"Influenciado por estes enquadramento urbano, tratamos este novo prédio para o Google como uma parte da infraestrutura local, feita a partir de uma família de elementos intercambiáveis ​​que garantem que o prédio e o seu espaço de trabalho permaneçam flexíveis nos próximos anos".




GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com



90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page