top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

MARTELO DE THOR USADO PARA TESTAR POSTES DE ELETRICIDADE


OS ENSAIOS SÃO EFECTUADOS COM A UTILIZAÇÃO DE "MARTELADAS" NOS POSTES E ATRAVÉS DA MEDIÇÃO DAS VIBRAÇÕES RESULTANTES


A SP Energy Networks investiu 420.000 euros para realizar os testes do novo Thor Hammer, que foi desenvolvido pela empresa de engenharia global Groundline, com sede na Nova Zelândia.

A tecnologia ajudará os inspetores a avaliar a integridade dos postes de madeira simplesmente batendo neles com o martelo. Esta inspeção será usada como parte de um trabalho contínuo para preparar a rede elétrica para tempestades.

O dispositivo será usado para testar a resistência dos postes, o quão seguros eles são, bem como para estimar a vida útil restante.

Greg Shirley, engenheiro de inovação da SP Energy Networks, disse:


“Temos alguns fãs da Marvel na equipe e então foi divertido ver o projeto do martelo Thor ganhar vida. Os nossos engenheiros são super-heróis da vida real que trabalham em condições climáticas extremas para proteger a rede, portanto, é um nome adequado para uma peça de tecnologia realmente inovadora”

A tecnologia está a ser testada nas duas áreas de licença de distribuição da SP Energy Networks em Lanarkshire, Edimburgo, Scottish Borders e País de Gales. Se for bem sucedido, o dispositivo Thor Hammer poderá gerar uma economia anual de 665.000 euros para a SP Energy Networks, que atualmente gasta cerca de 16,5 milhões de euros todos os anos na substituição de postes de linhas aéreas.


As vibrações são enviadas através dos postes de madeira, permitindo que os engenheiros da SP Energy Networks coletem dados. A SP Energy Networks disse que oferece uma grande melhoria aos métodos atuais, facilitando uma medição mais precisa da força resistente do poste e garantindo que a vida do poste seja maximizada.


O martelo pode ser usado para detetar a presença de qualquer degradação interna, incluindo abaixo do nível do solo sem escavação, e pode fornecer resultados de medição marcados com GPS, bem como prever o fim da vida útil para acelerar o planeamento de substituição e investimento. Avaliações precisas das condições dos postes tornam também a escalada ao poste muito mais segura.



Shirley acrescentou:

“Ter uma rede robusta de linhas de alta tensão suspensas permite-nos manter a alimentação de eletricidade e as luzes acesas, independentemente do clima. Sabemos por experiência própria que as piores tempestades de inverno podem resultar nalguma perda de energia, principalmente quando as linhas principais são atingidas por árvores e outros detritos derrubados por ventos fortes. Ao identificar os riscos potenciais com antecedência, podemos agir agora para reduzir o impacto quando o tempo piorar."


Anteriormente a SP Energy Networks realizava toda a manutenção dos postes usando a sua equipe no terreno e o trabalho de escavação geralmente levava semanas para ser concluído. Embora a concessionária da rede exija sempre pessoas no local, ele disse que o dispositivo Thor Hammer fornece capacidade de coleta de dados extremamente precisa no local.


Ian Flatley, diretor da Groundline Engineering, disse:

“Thor Hammer é uma ferramenta importante para informar e fornecer informações valiosas para as concessionárias das redes de postes de madeira. Este projeto inclui a aprendizagem e desenvolvimento da rede de postes de eletricidade do Reino Unido e está definido para ser uma evolução para operadoras de rede de distribuição como a SP Energy Networks. ”

GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page