• Engenho e Arte

MASCARA INTELIGENTE CONTRA O CORONAVIRUS



MARROCOS AVANÇA COM A PRODUÇÃO PARA BREVE DE MASCARAS INTELIGENTES PARA COMBATER O CORONAVIRUS. UMA PATENTE JÁ FOI REGISTADA

Uma descoberta de uma equipe de pesquisadores marroquinos, formada por engenheiros e médicos, acaba de ser premiada internacionalmente. Uma “máscara inteligente Covid-19 com detecção remota automática - MIDAD”.

A invenção foi um dos 6 projectos seleccionados pelo júri do concurso internacional "HakingCovid19", iniciado pela HEC Paris e outros parceiros, que recebeu mais de 102 inscrições de todo o mundo. Esta inovação chamou a atenção de um investidor marroquino, que se declarou imediatamente pronto para financiar sua produção.

Uma máscara como nenhuma outra Por quê? Porque o MIDAD não é uma máscara como as outras. Ela não apenas possui um aplicativo de "rastreio" chamado Trackorona, que permite a previsão e o diagnóstico da doença à distância, mas também um oxímetro que determina o nível de oxigénio no sangue. Projectado no Fablab e usando o método de impressão 3D, o MIDAD contém um mapa e sensores de temperatura, humidade e para medir a pressão, o ciclo respiratório e o nível de oxigénio no sangue (spO2) . De acordo com estes inventores, também serve como barreira protectora ao Covid-19 e outras doenças infecciosas. Segundo o Dr. Mouhsine Lakhdissi, coordenador da equipe científica que inventou o MIDAD, “esta máscara é conectada via Bluetooth ao aplicativo Trackorona, que fornece um rastreio dos movimentos do utilizador para detectar o seu nível de conformidade com o confinamento e distanciamento social ”. Lakhdissi acrescenta que o aplicativo Trackorona pode ser obtido gratuitamente num smartphone, independentemente da máscara. Oferece um formulário de auto diagnóstico clinicamente validado e uma tecnologia inovadora para detectar os sintomas da doença por voz. Ele também usa uma “estrutura” de previsão multifactorial em evolução, usando dados ambientais, comportamentais e médicos do paciente e inteligência artificial.

Um pedido de patente já efectuado Dr. Lakhdissi diz que a máscara inteligente e o aplicativo Trackorona são 100% marroquinos. O MIDAD é um método inovador a baixo custo e uma modesta contribuição científica marroquina . No entanto, permanece aberto a melhorias, adaptações e correcções por especialistas, onde quer que estejam em todo o planeta. A invenção já foi objecto de um pedido de patente. Apesar de tudo, será lançado em código aberto para beneficiar todos aqueles que lutam contra a disseminação do Covid-19. Nesse sentido, foram estabelecidos contactos com o centro de pesquisa da Faculdade de Medicina de Casablanca. Note-se também que este é o resultado da reflexão colectiva no âmbito da mobilização activa dos cidadãos contra a pandemia. A equipe científica que trabalhou cerca de um mês para definir este conceito reconhece que o MIDAD beneficiou das experiências realizados na Coreia do Sul, Singapura, Alemanha e Suíça, relacionadas com a contenção, distanciamento social e detecção da doença por meio da voz. Segundo estes inventores, esta máscara pode ser usada para combater o coronavírus, mas também em termos de detecção remota noutros casos de doenças. distanciamento social e detecção de doenças via impressão vocal.



GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com


60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo