top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

ESTREIA DE ROBOT NA CONSTRUÇÃO, A POMERLEAU É PIONEIRA NO USO



O USO DE UM ROBOT INOVADOR COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, PARA MELHORAR A INSPECÇÃO, A QUALIDADE E A SEGURANÇA DOS TRABALHADORES NA CONSTRUÇÃO


A 29 de Janeiro de 2020 em Montreal, numa estreia mundial, o líder da construção Canadense, Pomerleau, começou a utilizar em campo, o Spot, um robot móvel totalmente automatizado e movido a bateria, num de seus estaleiros perto de Montreal .

O Spot será usado com uma camera HD de visão 360º conectada na parte traseira do robô. A camera está ligada ao HoloBuilder, uma plataforma de documentação que permite comparações com o software virtual de design e construção, permitindo uma visualização completa do local da obra a partir de uma conexão remota. As fotos serão usadas para acompanhar o progresso, ajudando também a evitar derrapagens no orçamento, planeamento de obra e padrões de qualidade.


Projectado e construído pela Boston Dynamics, o robt Spot é equipado com sistemas de rastreio autónomos que permitem identificar e evitar obstáculos e pessoas, recompor-se após uma queda, mover-se em qualquer direcção e mudar rapidamente de direcção. Os seus sistemas de rastreio tornam o Spot perfeito para explorar áreas confinadas ou perigosas, sendo uma maneira de aumentar a segurança dos trabalhadores humanos.


A integração e o acesso a dados precisos da obra são os principais prós da sua utilização. "Esta iniciativa está alinhada à missão da Pomerleau de identificar, promover e defender a inovação. A nossa indústria está a passar por uma profunda transformação", diz Ian Kirouac , chefe de Transformação em Pomerleau. "Prevemos que a robótica tenha um grande papel", acrescenta.



Aumentando valor através da inovação


A Pomerleau é a primeira empresa a usar o Spot nos seus estaleiros de obras. "Estamos constantemente a testar novas tecnologias, ferramentas e maneiras de trabalhar que, em última análise, agregarão valor aos nossos projectos e beneficiarão os nossos clientes" , observou Eric Lessard , director digital da Pomerleau.

"Está a ficar claro que hoje devemos recorrer à tecnologia para ajudar e aprimorar o potencial humano. A nossa abordagem é experimentar diferentes tecnologias, como o Spot, para complementar e ajudar os nossos trabalhadores e em seguida, promover o seu talento, habilidades e conhecimentos cruciais.", afirmou Lessard.

A empresa avaliará a sua eficácia e ro etorno relativamente ao investimento nos próximos seis meses.

GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com


154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page