top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

UNESCO LANÇA CONCURSO PARA RECONSTRUÇÃO DA MESQUITA DE MOSUL



UNESCO lançou um concurso internacional de arquitetura para a reconstrução da mesquita Al-Nouri na cidade iraquiana de Mosul


O concurso 'Reviva o espírito de Mosul' exige um projeto conceptual que inclua a conservação das estruturas permanentes do salão de orações e a sua integração nos novos edifícios. Abrange também a reabilitação de alguns edifícios históricos e a sua integração nos novos projetos, incluindo o projeto paisagístico de todo o local. O objetivo é incorporar novos espaços comunitários de atividades educativas, sociais e culturais - de forma que extrapolem a função religiosa principal do complexo.

O concurso internacional de design para este projeto começa hoje, dia 16 de novembro de 2020, e deseja atrair a inscrição de uma ampla gama de arquitetos ou equipes de arquitetos e engenheiros de todo o mundo para apresentar uma proposta de projeto para reconstruir e reabilitar o complexo Al Nouri e seu minarete inclinado "corcunda" que tem cerca de 55 metros de altura e é decorado com desenhos artísticos únicos que refletem a herança e a história do Iraque. O concurso abre com uma chamada aberta para propostas baseadas numa submissão anônima de design. O prazo final é 26 de março de 2021.

Um júri internacional composto por nove membros e dois suplentes selecionará o vencedor e os quatro segundos colocados. A competição é financiada pelos Emirados Árabes Unidos (Emirados Árabes Unidos).

Uma campanha de divulgação convidará arquitetos, engenheiros e estudantes de todo o mundo para enviar uma proposta de projeto. Os organizadores disseram que é especialmente importante encorajar o povo do Iraque a participar de sua própria história e reconstrução.

Desde a sua construção na segunda metade do 12 º século, o complexo Al-Nouri tem sido um local central na vida e desenvolvimento da cidade de Mosul. “O lançamento deste concurso de arquitetura é uma oportunidade para os talentos mundiais participarem da reconstrução da Mesquita Al-Nouri e do minarete Al Hadba”, disse o ministro da cultura do Iraque, Hasan Nadhem. Isso significa restaurar o respeito pela herança do Iraque e, mais especificamente, pela herança de Mosul. É sobre reconstruir a memória do povo e restaurar os danos que Da'esh deixou para trás.



O ministro da cultura e juventude dos Emirados Árabes Unidos, Noura bint Mohammed Al Kaabi, disse: “O Concurso Internacional de Projetos de Arquitetura para o design do complexo da mesquita Al Nouri nasceu da nossa firme convicção de que um projeto desta importância deve garantir uma participação mais ampla da comunidade. A mesquita Al Nouri e o seu magnífico minarete Al Hadba encarnam a essência civilizacional de Mosul e do Iraque. Como uma testemunha da rica história de Mosul, este local de culto representa valores e princípios que nos definem como seres humanos”.


O presidente do Waqf sunita do Iraque, Saad Kambash, disse: “Reconstruir a mesquita Al-Nouri e o seu minarete é mais do que reconstruir pedras. Trata-se de contar a história de todas as pessoas que desafiaram a morte para dar espaço à esperança e deixar a humanidade viver ”.

Além da restauração e reconstrução de marcos históricos, a iniciativa inclui a reabilitação do tecido histórico da cidade velha de Mosul, a revitalização da vida cultural da cidade e o fortalecimento do sistema educacional.

Conhecida por ser uma das cidades mais antigas do mundo, Mosul "ponto de ligação" em árabe, está agora no início do seu processo de recuperação. A reconstrução deste importante marco da cidade é de extrema importância para enviar um forte sinal de resiliência e esperança, como um primeiro passo à coesão social e a reconciliação no Iraque pós-conflito.



Consulte AQUI o concurso da UNESCO


A Grande Mesquita de Nuri (em árabe: جامع النوري, lit. 'Jami' al-Nuri al-Kabir') era uma mesquita em Mosul, no Iraque, que, com uma idade aproximada de 850 anos, ultrapassou várias forças inimigas hostis ao longo da sua história e que não se atreveram a destruí-la. Finalmente, sucumbiu ao vandalismo do grupo terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) e foi demolido em 2017. Era famoso por seu minarete inclinado, que deu à cidade o apelido de "o corcunda" (الحدباء al-Ḥadbā).

A tradição afirma que a mesquita foi construída pela primeira vez no final do século XII, embora tenha sofrido muitas reformas ao longo dos anos. A maior parte foi destruída em 21 de junho de 2017, durante a Batalha de Mosul.

As tropas iraquianas atribuíram ao Estado Islâmico a responsabilidade pela destruição da Grande Mesquita num movimento de vandalismo para destruí-lo em vez de deixá-lo sair de seu controle. Tinha uma importância simbólica para o Estado Islâmico e seu líder Abu Bakr al-Baghdadi, como foi usado em 2014 pelos militantes para auto-declarar o seu "califado". A bandeira negra do Estado Islâmico esteve içada no minarete de 45 metros desde junho de 2014, depois que os seus militantes atravessaram o Iraque e a Síria, conquistando vastos territórios. O Estado Islâmico afirma que os foram os Estados Unidos que a destruíram.

O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, declarou que a destruição da mesquita pelo ISIS era uma "declaração de derrota" e que "destruir o minarete al-Hadba e a mesquita Nuri equivale a um reconhecimento de derrota [pelo Estado Islâmico].



GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com


168 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page