top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

2020 DEVE SER O ANO SOBRE A NUTRIÇÃO


As mulheres no Burundi ensinam-se umas às outras  como fazer refeições nutritivas
As mulheres no Burundi ensinam-se umas às outras como fazer refeições nutritivas

OS DEFENSORES DA NUTRIÇÃO DIZEM QUE 2020 É UM ANO FUNDAMENTAL PARA ELIMINAR A FOME E GARANTIR UMA DIETA DIVERSIFICADA, NUTRITIVA E SUSTENTÁVEL PARA OS 8 BILIÕES DE PESSOAS DO MUNDO


O ano de 2019 assistiu ao lançamento de vários relatórios importantes baseados em dados, demonstrando a subida acima para atender às principais metas internacionais de nutrição. A Comissão EAT-Lancet  descobriu que o mundo está comendo uma dieta muito rica em alimentos de origem animal, um  relatório anual  do UNICEF  revelou que um terço das crianças estão desnutridas e um relatório do IPCC  mostrou que as mudanças climáticas ameaçam as terras necessárias para garantir a segurança do sistema alimentar e fornecer alimentos nutritivos, apenas para citar alguns exemplos.


Com cinco anos para cumprir as metas da Assembleia Mundial da Saúde e 10 para atingir as Metas de Desenvolvimento Sustentável, os defensores da nutrição dizem que 2020 é um ano fundamental para o trabalho que falta para eliminar a fome e garantir uma dieta diversificada, nutritiva e sustentável para os quase 8 biliões de pessoas no planeta em rápido aquecimento.


“Cinco, seis, sete anos atrás, alguém poderia participar numa reunião agrícola de três horas sem ouvir a palavra 'nutrição' nem uma vez. Isso agora parece estar a mudar."

Purvi Mehta, líder da Ásia na agricultura, Fundação Gates


“No próximo ano, abordaremos esses relatórios e o tipo dessa visão global e realmente tentaremos entender melhor o que isso significa para os países? Como seria no Quênia? Como seria na Indonésia tentar adoptar a dieta do tipo EAT-Lancet ”, disse Jessica Fanzo, comissária do EAT-Lancet e professora associada da Universidade John Hopkins.


Fanzo disse que o mundo deve agora trabalhar para entender como um sistema alimentar saudável pode parecer diferente dependendo da infraestrutura agrícola e da carga nutricional em um determinado local.

Juntamente com Lawrence Haddad, director executivo da Global Alliance for Improved Nutrition  e vencedor em 2018 do prémio World Food Prize, Fanzo desenvolveu um painel que fornecerá dados detalhados sobre o estado actual dos sistemas alimentares abrangendo 200 indicadores como nutrição, dieta, clima mudança e cadeias de logística, para ajudar os responsáveis de políticas a determinar o que pode precisar de ajustes.

O próximo ano também haverá uma grande reunião de nutrição a ser acompanhada de compromissos, bem como a finalização de novas directrizes que os especialistas esperam que possam estabelecer a importância de adoptar uma abordagem de sistemas alimentares para alcançar os ODS (Objectivos de Desenvolvimento Sustentável).


Nutrição para o crescimento


Na tentativa de criar um impulso para eliminar a desnutrição e cumprir as metas globais, o governo japonês sediará o encontro da Nutrition for Growth, ou N4G, em Dezembro de 2020. O evento foi projectado para chamar a atenção global para as metas de nutrição que continuam sendo uma “ agenda inacabada ”. e pretende posicionar a nutrição como um investimento vital, um dos “melhores investimentos” no desenvolvimento global, com retorno de 16 USD à economia local por cada 1 USD investido.


Espera-se que os compromissos sejam assumidos em três categorias:

- SAÚDE, que se concentrará na integração da nutrição na cobertura universal de saúde;

- COMIDA, na construção de sistemas alimentares que promovam a nutrição, garantam a subsistência dos produtores e que sejam inteligentes em termos de clima;

- RESILIÊNCIA, no tratamento da desnutrição em estados frágeis e afectados por conflitos.


O primeiro encontro da Nutrition for Growth foi realizada em 2013 em Londres, onde as partes interessadas comprometeram-se a impedir que pelo menos 20 milhões de crianças fossem atrofiadas. Foram prometidos mais de 4 biliões USD para o problema da má nutrição, além de 19 biliões em investimentos sensíveis à nutrição a serem gastos até 2020.

Quando os Jogos Olímpicos começarem em Tóquio, em Julho deste ano, a Fundação Gates participará num evento que deverá incluir promessas significativas de nutrição e incentivar os países e as partes interessadas a estabelecer as suas próprias metas até Dezembro.


Vincular a nutrição ao sistema alimentar



Os actores globais de nutrição estão a usar o Nutrition for Growth como uma maneira de reunir grupos de diferentes constituições para uma participação na melhoria dos resultados nutricionais. A nutrição tem sido vista por outros sectores como um problema de saúde, mas Purvi Mehta, líder da Ásia na agricultura na Fundação Gates, disse que está a testemunhar cada vez mais discussões de questões nutricionais no sector agrícola.

"Há uma tendência muito interessante e crescente nos últimos anos", disse Mehta. “Eu tenho trabalhado com os responsáveis de políticas tão perto em África e na Ásia e assim por diante e há cinco, seis, sete anos atrás, podia-mo-nos numa reunião sobre agricultura durante três horas sem ouvir a palavra 'nutrição' nem uma vez. Isso agora parece estar a mudar.

Essa mudança de atitude é necessária, pois a comunidade global reconhece que a nutrição, e não apenas a ingestão calórica, é fundamental para a segurança alimentar, disse Mehta. Na Fundação Gates, a nutrição é um dos objectivos estratégicos dos programas agrícolas, pois a organização reconhece a importância de garantir um suprimento de alimentos além do rendimento.


Ruth Richardson, directora executiva da Aliança Global para o Futuro da Alimentação, disse que é necessária uma abordagem sistémica porque a nutrição tem estado desligada de outras partes do sistema alimentar, principalmente da produção.

“Isso é uma falha sistémica, não é um acidente. É um sistema que construímos, é um sistema que projectámos. Precisamos de redesenhar todo o sistema ”, disse Richardson. “Nós realmente temos que pensar em como estamos estruturando essas discussões em termos de quais são as soluções. Porque, novamente, o que crescemos e onde crescemos e como crescemos, importam muito em termos de resultados nutricionais gerais para comunidades em todo o mundo. ”


O papel dos negócios



Os negócios também devem estar intimamente envolvidos no progresso da nutrição em 2020, disse Jonathan Tench, chefe do escritório da GAIN nos EUA e coordenador global da Scaling Up Nutrition Business Network.

"Você não pode realmente mudar hoje em dia no mundo da nutrição sem se deparar com o papel dos negócios que estão surgindo", disse Tench. "Se você observar o número de relatórios globais publicados sobre o estado de alimentação e nutrição, não poderá escapar ao facto de que precisamos envolver os negócios".

Tench disse que a SUN Business Network estará nos principais fóruns de negócios ao longo do ano para continuar a conversa sobre a posição vital do sector privado na melhoria da nutrição, na preparação para a Nutrição para o Crescimento.

"Ao contrário dos encontros anteriores do N4G, o papel das associações empresariais globais está agora a ser explicado", disse Tench. “Tóquio apresenta uma oportunidade de obter no radar da nutrição de mais e mais empresas, o que será um grande benefício. E então acho que a conversa está a ficar mais sofisticada e detalhada com as empresas, analisando realmente algumas das maneiras pelas quais elas podem aumentar a procura por alimentos nutritivos e também algumas formas de reformular os produtos. ”


As grandes multinacionais têm um papel a desempenhar no aumento da quantidade de alimentos nutritivos disponíveis para a população mundial, mas as pequenas e médias empresas são fundamentais nos países em desenvolvimento, disse Tench. A SUN Business Network continuará suas competições de pitch para fornecerem PMEs acesso a capital para ideias inovadoras sobre nutrição em 2020.


Além de Tóquio


Em Outubro, o Comité de Segurança Alimentar Mundial realizará uma reunião  em Roma para estabelecer Directrizes Voluntárias sobre Sistemas Alimentares e Nutrição. O desenvolvimento das directrizes começou em 2017 com um processo de política multisectorial que contou com a realização de cinco consultas regionais para obter sugestões sobre como promover políticas coordenadas entre os sectores de alimentos, agricultura e saúde e promover o acesso a alimentos de alta qualidade.

Esse trabalho contribuirá para um Encontro de Sistemas Alimentares de 2021 , que enfatizará a importância de adoptar uma abordagem de sistemas alimentares para alcançar os ODS. O encontro também foi projectada para “oferecer um momento catalisador para a mobilização pública global e compromissos exequíveis” sobre o investimento no sistema alimentar, segundo a ONU.


Se os Estados membros puderem concordar sobre o que deve ser investido nos sistemas alimentares, "acho que será um momento que levaria ao encontro da ONU em 2021", disse Fanzo.




Gostou? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos


Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page