top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

ACESSÓRIO PARA SANITA USA IA PARA SABER DA SUA SAÚDE


Dispositivo para sanitas usa IA para monitorizar biomarcadores para detectar cálculos renais, infecções urinárias e insuficiência cardíaca

O ensaio clínico recentemente concluído da KG, realizado no Hadassah Ein Kerem Medical Center, em Jerusalém, validou a precisão da tecnologia de monitoramento contínuo sobre os tradicionais biomarcadores da urina. O KG, criado pela Olive Diagnostics, é um dispositivo óptico baseado em Inteligência artificial (IA), não invasivo e sem o uso das mãos, que pode ser montado em qualquer sanita. De acordo com a empresa, ele pode ser usado em qualquer casa ou clínica do mundo para detectar com precisão biomarcadores para condições médicas e doenças, incluindo certos tipos de cancro relacionados à próstata, ovários ou rins, insuficiência cardíaca, desidratação, pedras nos rins, e inflamação na bexiga. O KG pode identificar 3.100 moléculas na urina, como glóbulos vermelhos, proteína, cetona e creatinina, bem como outras características da urina, como volume, pressão, cor e frequência, informou a Olive Diagnostics num comunicado à imprensa. Usando a tecnologia de IA baseada em nuvem, a KG calcula as concentrações de moléculas por meio de algoritmos proprietários, analisa e rastreia os dados colectados e alerta os utilizadores sobre quaisquer alterações ou anomalias.

A empresa afirma que, por causa da sua monitorização contínua, o KG pode alertar os utilizadores sobre os problemas pré-sintomáticos, às vezes semanas antes dos sintomas ocorrerem, o que torna o dispositivo uma ferramenta ideal para os idosos, onde a detecção precoce pode melhorar a qualidade de vida e de atendimento. O ensaio clínico, conduzido pela TechnoSTAT, foi projetado para verificar a capacidade do sistema de detectar proteína na urina em mais de 900 amostras. Num único teste feito para imitar o método tradicional de análise de urina por palheta, o KG mostrou uma classificação de sensibilidade de 92,8% e sua classificação de especificidade foi de 95,5%. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, as palhetas de urina têm uma sensibilidade de 80% e especificidade de 95%. A Olive Diagnostics disse no comunicado que considera que o valor real do KG é sua capacidade de monitorizar continuamente as micções. TechnoSTAT descobriu que KG alcançou uma classificação de sensibilidade de 98,7% e uma classificação de especificidade de 100% em cinco micções diárias simuladas. Portanto, afirma a empresa, o sistema não só é capaz de realizar os testes de forma passiva, sem alterações comportamentais do utilizador, mas também é mais preciso do que as palhetas de análise de urina que constituem o padrão para o diagnóstico em casa. A empresa concluiu a certificação ISO 13485, o que lhe irá permitir comercializar esta tecnologia e iniciar as vendas na UE. O dispositivo também está em fase de pré-submissão da FDA nos Estados Unidos.

A Olive Diagnostics não é a única empresa que trabalha na monitorização de saúde baseado na utilização das sanitas. O “The Heart Seat” da Casana visa monitorizar a frequência cardíaca, nível de oxigênio no sangue (SpO2), eletrocardiograma, freqüência cardíaca e pressão arterial enquanto os pacientes ocupam o assento da sanita.



Adesão como linha de base

Olivia Lew, diretora comercial da Casana, explicou que a empresa vê a adesão como a base de um triângulo, onde outros elementos são construídos sobre essa base. “Acreditamos que o formato único para um assento de sanita pode ajudar a dar o pontapé de saída na adesão, que fornece dados de maior confiança ​​e, em seguida, garante que os dados sejam possíveis de trabalhar ​​e relevantes”,. “Então o sucesso é que todos esses elementos juntos levam a melhores resultados.


A adesão pode ser um obstáculo para a monitorização remota de pacientes por vários motivos, incluindo a dificuldade em usar um dispositivo e sua tecnologia ou não se lembrar de usar o dispositivo. Um smartwatch pode ser esquecido numa cômoda ou um dispositivo doméstico pode exigir algum conhecimento técnico. A idade também pode ser um obstáculo, pois os pacientes com 65 anos ou mais não cresceram com a tecnologia e podem achar os dispositivos de monitorização assustadores.


Quando está a pedir a alguém que está a gerir condições de multi-comorbidades para aprender uma nova tecnologia e depois ter de se lembrar de fazer a sua medição de pressão arterial ou subir numa balança todos os dias, eles podem não querer fazer isso, ou podem ter alguns desafios na sua capacidade de fazer isso, enquanto que com o assento da sanita tudo o que eles precisam fazer é ir à sanita ”, disse Carla VandeWeerd, PhD, diretora do UF Clinical and Translational Science Institute da UF PHRC, que está a liderar o estudo. “Desde que tenhamos uma sessão de 90 segundos, somos capazes de medir os sinais vitais.”

O assento da sanita contém sensores que podem capturar dados que indicam retenção de líquidos devido a doenças cardíacas e anormalidades na pressão arterial ou no ritmo cardíaco.


Uma sessão de 90 segundos no The Heart Seat pode capturar os sinais vitais do paciente para monitorizar as condições crônicas.

Monitorização passiva da saúde

Como parte do estudo atual, o Heart Seat foi instalado por um técnico, substituindo um assento de uma sanita comum para os 50 pacientes mais velhos que aceitaram participar no ensaio. A tecnologia do assento de sanita colecta os dados sobre os sinais vitais de um paciente-alvo, que pode ser distinguido de outros em casa por biometria, como peso. Com informações de monitorização regulares, uma imagem completa da saúde de um paciente pode ser criada e esses dados podem ser monitorizados para quaisquer alterações que possam justificar preocupação.


Além disso, os relatórios de dados são personalizados. Os parâmetros são definidos individualmente; durante a configuração inicial de um dispositivo, o paciente e o seu médico estabelecem os limites. Isso também pode incluir alertas para ocorrências de nível laranja, como ganho de peso lento ou eventos de nível vermelho, como certas alterações do ritmo cardíaco.


Configurar os dados de acordo com suas preferências e dar às pessoas controle sobre as suas preferências é fundamental”, explicou Lew. “O resultado dos dados são enviados para o médico com base nos limites estabelecidos pela equipe de atendimento e pelo paciente.” As fronteiras podem parecer completamente diferentes de paciente para paciente. Lew também explicou que o paciente e o cuidador podem escolher o seu grau de envolvimento, desde receber relatórios até nenhum dado, deixando a gestão inteiramente a cargo do médico. O dispositivo do assento da sanita não tem deliberadamente um painel de exibição para permitir nenhuma interação, disse Lew. “Muitas empresas estão a fazer um dispositivo de monitorização de tamanho único, mas muitos pacientes não querem ver os seus dados”, acrescentou Lew.


Garantir que os dados sejam relevantes

Casana também deixa claro que o seu objetivo não é simplesmente recolher dados, mas fornecer informações úteis e acionáveis ​​para os profissionais. “O objetivo não é bombardear os prestadores de serviços de saúde com toneladas de dados quando eles já estão a gerir muitas coisas diferentes, mas ser capaz de identificar com sucesso a informação importante do ruído do sinal”, disse VandeWeerd. “


O estudo piloto atual inclui 6 semanas usando o The Heart Seat, seguido por outras 6 semanas com o dispositivo de tele monitorização tradicional e concluindo com a recolha de respostas sobre facilidade de uso e preferências do cliente. Após este estudo piloto, e ajustando o design com base no feedback, a empresa começará a estudar a eficácia do assento da sanita.



GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com #engenharia #engenheiros #saude #medicina #bioengenharia #inovação então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com #engenharia #engenheiros #saude #medicina #bioengenharia #inovação


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page