• Engenho e Arte

CASAS MODULARES, SAIBA TUDO!


As casas modulares estão a ganhar popularidade, saiba porquê.

Provavelmente já encontrou algures o termo "casa modular". No mercado imobiliário, em rápida transformação, com o surgimento de novas tecnologias como a Impressão 3D , os futuros proprietários estão a repensar o que define uma casa, enquanto os construtores estão a mudar rapidamente a forma como as casas são construídas.



O que é uma casa modular?


Para os menos conhecedores é importante salientar que uma casa modular não é uma casa móvel. É uma casa sim, constituída por seções, ou módulos, construída em grande parte fora do local planeado para o edifício, sendo entregue na sua nova morada e finalizada de forma muito célere, in loco.


Não menos relevante é o facto de as casas modulares não terem o mesmo significado de casas pré-fabricadas. Casas pré-fabricadas não são colocadas num local ou fundação permanente. Uma vez que uma casa modular é colocada em cima de fundações construídas para a receber, nunca poderá ser movida para outro lugar, ao contrário da casa pré-fabricada.


Movendo-se lentamente para a vanguarda da construção de casas, uma casa modular pode ser mesmo o método construtivo da sua futura casa. Aqui estará tudo o que precisa saber sobre casas modulares, permitindo que chegue à conclusão se são ou não indicadas para si.




Qual é a diferença entre casas modulares e casas pré-fabricadas?


O termo "pré-fabricado" é um termo genérico usado para descrever um edifício feito em secções que foram construídas fora do local. Na maioria dos casos, as casas modulares também são consideradas pré-fabricadas porque a maioria das seções são construídas fora do local. Não esquecer que uma casa modular terá uma base de recepção (laje) e respetivas fundações (sapatas).



Como são construídas as casas modulares?


A maioria das empresas de projectos e construção habitacional modular, possuem departamentos de engenharia internos que usam CAD (Computer-Aided Design) para projetar as habitações. Trabalham normalmente a partir dos projetos iniciais, reduzindo as horas despendidas no projecto assim como os custos associados.


As casas modulares são construídas em ambientes internos de fábrica. No entanto, não pense que são habitações de “linha de montagem”. Construtores e clientes individuais, podem criar casas por medida rapidamente, com a ajuda deste modelo de construção modular. Os módulos, depois de concluídos, em fábrica, são transportados para o terreno da sua nova morada, onde os construtores os montam, procedendo posteriormente aos acabamentos.


Este tipo de construção está a mudar o panorama da engenharia e arquitectura, construídas por sistema ou pré-fabricadas, o processo de construção modular está a mudar a construção, para melhor, em todo o mundo, fornecendo uma maneira rápida, mais económica e eficiente de construir uma casa.


A construção modular também pode ser usada para superfícies comerciais, assim como edifícios de escritórios.




Uma casa modular pode ter cave?


A resposta é sim. Colocar uma cave numa casa modular é muito comum e tende a ser usado de várias maneiras, como garagem ou mesmo como um piso composto por diversas zonas comuns. As casas modulares devem atender aos mesmos regulamentos e códigos de construção das casas mais tradicionais.




Casas modulares podem ser construídas rapidamente


Um dos primeiros pontos positivos ao discutir uma casa modular é a rapidez com que o processo pode ser concluído. Em comparação com outros métodos comuns de construção, uma casa modular pode ser concluída cerca de 50% mais rápido.


Criar a casa perfeita usando técnicas de construção tradicionais pode levar anos, enquanto uma casa modular pode ser concluída no local, numa questão de semanas. Sem necessidade de se preocupar com questões meteorológicas ou outros problemas que podem atrasar a construção, esta solução é sem dúvida das mais rápidas e eficientes financeiramente que poderá escolher.


A construção externa (em fábrica) reduz em 80% a atividade de construção, minimizando o impacto de quaisquer interrupções locais na construção e permitindo que o trabalho prossiga com o menor índice de derrapagens, quer de tempo quer orçamental. Após a execução em fábrica, os painéis são transportados para o terreno, onde já se encontrará a laje de recepção pronta, com a presa do betão alcançada.




São uma excelente opção para personalização arquitectónica


Além da economia financeira, outra grande vantagem para optar por uma casa modular gira em torno da personalização do edifício.

A maioria das casas modulares tem muito poucas limitações de projeto, permitindo que construtores e clientes criem a casa dos seus sonhos sem a confusão e o stress normalmente associados a casas por medida.


O processo de fábrica permite que o cliente escolha qualquer personalização e quase qualquer configuração que possa imaginar, tudo sem gastar muito.

Se deseja algo grande e espaçoso ou pequeno e aconchegante, as casas modulares podem ser adaptadas às suas necessidades específicas e dimensão familiar, incluindo uma garagem subterrânea ou mesmo à cota de soleira.



Casas modulares são ecológicas


Devido ao processo simplificado usado para criar casas modulares, os construtores podem garantir que os materiais usados ​​na sua casa são ambientalmente seguros e sustentáveis. Já para não falar da quantidade de material que não sofre qualquer desperdício, exemplo disso são as cofragens.


Devido à adaptabilidade do projeto e do processo de construção, é fácil para os fabricantes obter materiais ecológicos e sustentáveis. As casas modulares podem ser projetadas com um excelente compromisso de minimizar o impacto ambiental na sua construção.




Casas modulares são flexíveis


Associada à flexibilidade por medida, a construção modular permite que os compradores adicionem e/ou retirem quase tudo que considerarem necessário ou desnecessário da casa.

Algumas das empresas de construção modular por todo o mundo, são especialistas em permitir que os clientes criem casas multifuncionais e 100% projectadas para as suas necessidades e orçamentos.

Multifacetadas, as casas modulares têm uma possibilidade de adaptação muito cativante, acrescentando o factor preço/tempo que oferecem.



Quanto custam as casas modulares? Casas modulares são económicas


O financiamento residencial modular é mais fácil e barato do que uma casa tradicional. Como mencionado antes, as casas modulares são económicas, rápidas e são construídas antes de chegar ao local de edificação. Por norma, o custo médio de uma casa modular é entre 15% a 20% menor que uma casa de tamanho semelhante construída usando métodos tradicionais. Todos esses factores contribuem para um preço mais baixo para os interessados ​​nesta experiência de vida única.

Vejamos um exemplo de uma casa construída por métodos tradicionais (betão armado e alvenaria) que tem um custo de execução de 250.000€, uma casa muito idêntica, em construção modular ficará por cerca de 210.000€. A esta diferença pode juntar o tempo de execução mais reduzido e um menor risco de derrapagens orçamentais. Com esta diferença poderá ter uma boa ajuda para a compra do terreno ou até mesmo capital disponível para acabamentos de melhor qualidade, seja em loiças de casa de banho ou eletrodomésticos, por exemplo.


A maioria das inspeções e verificações de terceiros serão realizadas fora do local de construção, a maioria das certificações são executadas em fábrica. É bom mencionar que quanto mais personalizar a sua casa, saindo dos modelos padrão, mais cara ficará a casa. No que toca a seguros de habitação, eles em nada divergem dos aplicados a casas de construção convencional.



Elementos como ligações aos ramais da camara municipal, águas, esgotos e eletricidade, muros que delimitam a propriedade ou até jardins, geralmente não estão incluídos no preço inicial orçamentado. Se está a equacionar a construção de uma casa modular, é crucial que reserve um tempo para incluir adequadamente estes custos nos custos financeiros.


Felizmente, os bancos oferecem empréstimos para habitação modular. No entanto, cada um tem regras diferentes e cada situação será diferente. Mas, geralmente, os bancos fornecem financiamento para uma casa modular da mesma forma que fariam para uma casa tradicional.


Deve-se observar também que muitas pessoas consideram as casas modulares um bom investimento tornando estas cada vez mais populares.


Finalizando, após estar construída e pronta a habitar, por um custo menor, é natural que a sua margem numa futura venda seja favorecida, factor este que torna esta escolha uma excelente opção custo/benefício.


#engenharia #arquitetura #construção #engenhariacivil #engenharias #engenheiro #imobiliário #inovação #sustentabilidade #habitação #modular #casasmodulares



GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com



Posts recentes

Ver tudo