• Engenho e Arte

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AJUDA NA INSPEÇÃO DE INFRAESTRUTURAS



Os concessionários de pontes observam o papel crescente das máquinas nos trabalhos de inspeção, tudo graças à IA.


As máquinas podem em breve substituir os humanos em alguns trabalhos de inspeção de pontes, de acordo com a Highways England.


Lila Tachtsi, diretora de gestão de ativos de operação rodoviária, disse que uma “revolução” na forma como a inteligência artificial é usada na engenharia civil “não está muito longe”.


Recentemente, num evento online da NCE Future of Bridges, Tachtsi afirmou que os computadores podem em breve tomar decisões, as quais estão atualmente reservadas a engenheiros e inspetores de pontes.


A inteligência artificial está a evoluir significativamente, mas é uma evolução momentânea, haverá um ponto em que haverá uma revolução e isso está mais perto do que muitos pensam.


“Certamente temos a ambição de remover a intervenção humana de algumas dessas decisões - e acho que chegaremos lá.” - Lila Tachtsi


No mesmo evento, o engenheiro chefe da Network Rail, Ben Wilkinson, disse que os drones terão um papel crescente nos trabalhos de inspeção de pontes.



O uso de veículos aéreos não tripulados, será cada vez mais comum num futuro próximo. A sua utilização está cada vez mais presente, tornando-se uma ferramenta cada vez mais comum.



“Há vantagens em poder ver as estruturas de perto e podemos obter filmagens e informações para fazer a monitorização estrutural.” - Ben Wilkinson.


Num futuro próximo, os drones ajudarão principalmente a identificar locais para inspeção direcionada, a ser logicamente realizada por engenheiros credenciados.


De facto, há que concordar que este binómio, máquina/engenheiro será uma mais valia na segurança dos operadores e logicamente dos utilizadores das infraestruturas. Teremos aqui a presença de uma "equipa" que tem para oferecer somente benefícios em várias vertentes, tendo a máquina um papel importante, mas nunca eliminando a necessidade de mão de obra qualificada. Que fique bem claro que nesta temática a máquina não substituirá o homem, eles irão complementar-se.


#inteligenciaartificial #IA #engenharia #estruturas #inspeçao #manutençao #drone


GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo