top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

LUTA CONTRA O CANCRO - NOVO TRATAMENTO

NOVO TRATAMENTO PODE PROPORCIONAR SEMANAS DE RADIOTERAPIA EM MILISSEGUNDOS


FLASH radioterapia, feita com protões em vez de electrões, pode melhorar significativamente o processo de tratamento de doentes com cancro.


Tratar o cancro com uma combinação cirúrgica, quimioterapia e radioterapia é o melhor que podemos fazer quando confrontados com tal doença. Mesmo essas não são soluções perfeitas: leva semanas e meses até que os resultados possam ser vistos e as células saudáveis ​​podem sofrer danos colaterais pela radiação. Felizmente, cientistas do Centro de Cancro Abramson da Universidade de Pennslyvania mostraram que esse processo não é a única opção.





De acordo com a pesquisa publicada no International Journal of Radiation Oncology, Biology and Physics, é possível fornecer ao paciente a mesma quantidade de radiação que normalmente receberia durante semanas. Isso pode ser feito com a radioterapia com FLASH.

Normalmente, matar células cancerígenas com radiação e drogas é bastante fácil, no entanto, os tumores gostam de se esconder e isso torna as células saudáveis ​​ao seu redor suscetíveis a danos. A terapia de radiação leva semanas, e isso cria mais oportunidades nas quais células saudáveis ​​podem ser afectadas. Como resultado, o paciente pode ter problemas de saúde, mesmo que o cancro seja destruído.


Com a radioterapia com FLASH, o efeito nas células cancerígenas é o mesmo, mas o dano colateral no tecido saudável é crucialmente reduzido.


O novo estudo mostra que alterar o tipo de partícula usada, ou seja, alterar electrões para protões, torna a radioterapia com FLASH mais eficaz. Os electrões não penetram profundamente no corpo, o que os torna úteis apenas em tipos de cancro, como o cancro de pele.


Os investigadores usaram protões, que penetram mais profundamente no corpo, para evitar problemas relacionados aos electrões. Os protões são úteis contra a maioria dos tipos de tumores, e os aceleradores lineares que já estão em uso nos hospitais podem ser adaptados para produzi-los.


Encontramos aqui uma brecha que poderá deixar entrar muita luz neste túnel escuro que é a luta contra o cancro.


GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page