top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

PRÉDIO SEM CLIMATIZAÇÃO SERÁ INAUGURADO EM 2025



Símbolo do programa em termos de economia energética, a residência "Essentiel 2226", o primeiro edifício 2226 na França, em referência ao seu design, garante uma temperatura dentro do habitat entre 22 e 26 graus durante todo o ano, sem aquecimento, ventilação mecânica ou ar condicionado.

Após uma consulta lançada em 2020, a Metropolis e a cidade de Lyon, bem como a SPL Lyon Confluence, selecionaram o projeto HOST (Hors des standards) da Nexity para a construção dos blocos B1 e C1 do Zac Lyon Confluence 2. Estes dois quarteirões estão localizados no lado do Rhône, entre a rue Smith e o quai Perrache. Ao longo desta, está prevista a construção de dois edifícios com 13.000 m 2 , que serão dedicados ao ensino superior.


O resto do programa, cerca de 18.000 m 2 , será dedicado a habitação (240 apartamentos) e comércio (1.400 m 2 ) no rés-do-chão.

Cem casas serão oferecidas a preços controlados (75%) e gratuitas (25%) " , informou Frédéric Marchal, vice-CEO da divisão de imóveis residenciais da Nexity.

" Outros 80 serão habitação social para o Grand Lyon Habitat e outros 60 num verdadeiro arrendamento solidário ”.


Em detalhe, quatro prédios serão construídos ao redor de uma ilha verde. A torre Hope (arquiteto: Petit Didier Prioux), em R+16, vai oferecer 60 unidades habitacionais, incluindo 16 em adesão Bail Réel Solidaire (BRS), 33 a preços controlados e 11 a preços livres (de T2 a T5). As residências Ora e Tao (arquitetos: Petit Didier Prioux e Atelier de Ville en Ville) oferecerão 10 e 40 unidades habitacionais, respectivamente, em aluguel 100% social, em nome do Grand Lyon Habitat. O quarto prédio será muito especial.



Símbolo do programa em termos de economia energética, a residência "Essentiel 2226", o primeiro edifício 2226 na França, em referência ao seu design, garante uma temperatura dentro do habitat entre 22 e 26 graus durante todo o ano, sem aquecimento, ventilação mecânica ou ar condicionado.

Produzido pelo gabinete Baumschlager Eberle Architectes (BEA), que já experimentou estas construções "2226" na Suíça, Alemanha e Áustria, o Essentiel baseia-se em três princípios que, combinados, permitem atingir um consumo da ordem de 2 kWh/m²/ano. A receita inclui uma construção inovadora utilizando materiais com alto poder de inércia térmica; automatização no prédio através de software para controle de temperatura e CO2 através da abertura automática de janelas e uso de ventilação natural, e, finalmente, o máximo aproveitamento da luz do dia. A cobertura "biosolar" será equipada com painéis fotovoltaicos e vegetação.


Sem aquecimento, sem ventilação mecânica, sem ar condicionado, o conceito do escritório de arquitetura austríaco Baumschalger Eberle é quase despojado de todo equipamento tecnológico. Chamado 22-26, devido a uma temperatura interior que oscila entre os 22 e os 26 graus, é uma ponta de lança do conforto interior. Já se provou primeiro na Áustria, depois na Suíça. O primeiro edifício deste tipo tem 8 anos e oferece retrospectiva suficiente para avaliar o sucesso da abordagem, " especialmente no setor terciário ", admitiu Anne Speicher, arquiteta sócia-gerente. " Com efeito, os escritórios permitem uma gestão mais fácil devido ao controlo dos fluxos de energia e dos ocupantes: Na habitação, ainda existem comportamentos desconhecidos que não sabemos medir. aliás por isso recomendamos um aquecimento auxiliar ”, acrescentou a arquitecta.

A habitação é o que está em causa no projecto de Lyon denominado "Essentiel" que beneficiará da análise de dados provenientes do feedback de experiências anteriores atualmente em andamento. Apoiado pelo promotor Nexity , o programa, cujo custo de construção ronda os 2.000 euros excluindo impostos, vai oferecer apartamentos de 2 a 5 assoalhadas. Aqui, não há bombas de calor e outros sistemas de fluxo duplo…

mas um processo de alto desempenho projetado para proteger contra superaquecimento e limitar a perda de calor. No verão, a espessura das paredes permitirá a regulação da temperatura, e segundo os cálculos não deve ultrapassar os 28°, no inverno, promoverá a inércia e a capacidade de armazenar calor e radiação.

As paredes funcionam como acumulador e retêm o calor produzido pelas atividades dos habitantes ”, explica o gabinete de arquitectura.


Em termos de materiais, na fachada, existem blocos únicos de 60 cm com isolamento de fibra de madeira, um reboco de cal e a base será de betão. Quanto ao telhado, será feito de painéis solares fotovoltaicos .

As grandes aberturas terão vidros triplos para aproveitar a luz natural e o ganho solar. Por fim, as aberturas serão automatizadas de modo a regular a ventilação natural, a qualidade do ar interior, o controlo da taxa de CO2, a higrometria e a temperatura.

" Haverá sensores em quase todo o lado para regular os movimentos das persianas de madeira " que abrir e fechar de acordo com um algoritmo, refere a arquitecta, salientando que isso será quase impercetível pelas famílias. No entanto, ela refere um ponto: " Mesmo assim , equipamos os banheiros com ventilação de fluxo duplo". Uma pequena derrogação que também se encontra para o aquecimento uma vez que os apartamentos serão equipados com sistemas de apoio ligados à rede de aquecimento urbano.

O alojamento funciona com o calor humano e dos equipamentos. É por isso que optamos por um aquecedor auxiliar. O conceito coloca residentes e cidadãos no centro de seu edifício. Estes passam a ser responsáveis ​​pelo seu modo de vida,. Assim, poderão e deverão acompanhar o seu consumo através de uma aplicação. Para apoiar o processo, um assistente de controle de uso monitorará o comportamento do edifício e de seus habitantes. Está previsto uma análise após 3 anos de ocupação. Os arquitetos estabeleceram uma meta ambiciosa de consumo de 2 kWh/m²/ano. Para saber se a aposta terá sucesso, será preciso esperar vários anos, já que os primeiros moradores devem se mudar para lá em 2025.


GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com #arquitectura #engenhariacivil #construcao #construção #co2 #lowcarb #pegadadecarbono #footprint #passivehouse


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page