• Engenho e Arte

SER UMA PESSOA DE SUCESSO, SAIBA COMO

Atualizado: Mai 12

9 dicas científicas para transformar os seus objectivos em realidade


Definir um tema pode melhorar drasticamente as suas hipóteses de alcançar o seu objectivo.


A maioria das resoluções de ano novo tendem a falhar até Fevereiro. No final de contas, a maioria das pessoas não é realmente tão boa em estabelecer metas e cumpri-las. No entanto, existem algumas estratégias científicas comprovadas, que podem ajudá-lo a cumprir as promessas feitas a si mesmo. Vamos então conferi-las.




1. Defina um tema de acordo com a sua personalidade


Estabelecer metas é algo que fazemos naturalmente, seja para melhorar a nossa vida de alguma maneira ou apenas para nos dar algo pelo qual lutar. No entanto, objectivos altamente específicos podem ser prejudiciais, especialmente quando ficam fora da sua zona de conforto.



2. Não seja rigoroso


Seguindo a ideia de definir um tema, também queremos garantir que conseguimos espaço para respirar, enquanto tentamos alcançar os nossos objectivos. Ser excessivamente rigoroso pode tirar a diversão de alcançar o objectivo em primeiro lugar.


A definição de uma meta leva a uma variedade de caminhos, geralmente diferentes daqueles que originalmente foram mapeados, ao definir a meta em primeiro lugar. Não se foque somente numa forma de atingir a conquista, preocupe-se sim em chegar ao fim, da maneira que puder.



3. Acompanhe tudo e congratule-se pelas pequenas coisas


Demonstrou-se que monitorizar e acompanhar o progresso das metas, é uma das coisas mais úteis que pode fazer para alcançar esse objectivo final. Ao rastrear metas em segmentos individuais, estará a dividir uma grande meta em várias, facilmente alcançáveis. Após um tempo, começará a habituar-se a fazer "as pequenas coisas". Assim, ter sucesso nos grandes objectivos ficará mais fácil.



4. Mova-se devagar


Desenraizar a sua vida e mudar completamente para um novo estilo de vida não é fácil. Por exemplo, mudar imediatamente de um estilo de vida sedentário para um mais activo exige muita determinação, características que nem todos possuem. A melhor maneira de fazer mudanças é transformá-las lenta e progressivamente num hábito.


As neuropatias do cérebro requerem muito treino para serem acordadas concretamente. Progredindo lentamente e utilizando a neuro-plasticidade a seu favor, começará naturalmente a realizar as actividades que estava a tentar realizar em primeiro lugar. Evoluindo lentamente facilita as coisas no nosso cérebro.



5. Dormir


A falta de sono aumenta as taxas de depressão e diminui a força de vontade das pessoas. Dormir é um aspecto crucial para se tornar capaz de atingir os seus objectivos. Sem ele, simplesmente não teremos a energia necessária para dar o nosso melhor.


Uma outra nota, quando não dormimos, ou melhor, ficamos acordados até tarde, geralmente não estamos a fazer nada produtivo. Assim, o período em que o sono estaria a ocorrer, são preenchidos com objectivos que não o são, como beber, festejar, saltando de app em app no smartphone ou apenas a ver um filme ou série. Tornar o sono uma prioridade e dormir mais, pode realmente proporcionar horas mais produtivas ao longo do dia.




6. Seja recompensado


Voltando à neuro-plasticidade e treino do nosso cérebro, uma das melhores maneiras de fazer isso é através de um ciclo de recompensa positivo. Discutimos a divisão de metas em segmentos menores, mas agora, pegue nesses segmentos e descubra uma maneira de se recompensar por essas pequenas conquistas.


Se trabalhar sem parar, ficará esgotado rapidamente e não terá a força de vontade necessária, para ver esse processo longo e persistente do início ao fim. Em vez disso, de vez em quando, faça mini-recompensas, um bela refeição calórica e doce após uma longa semana de dieta.


Se por exemplo estiver a escrever um livro ou a estudar para um exame universitário, reserve um tempo para fazer algo que o satisfaça, quando chegar a um determinado ponto ou pontos do processo. Trabalhar em prol de recompensas, pode ajudar tremendamente a aumentar o seu espírito e consequentemente os resultados.



7. Aprecie as pequenas coisas


Embora seja claro que nos devemos recompensar com frequência, também é bom dedicar algum tempo nessas pequenas realizações para nos podermos concentrar a sério na altura devida. Atingir um objectivo geralmente é um caminho de auto-aperfeiçoamento. Enquanto estiver nessa estrada, não se esqueça de dedicar um tempo, para perceber a importância e o sucesso do que está a alcançar.


O nosso cérebro gosta de se esquecer de qual é o caminho para alcançar um determinado objectivo. Assim, não se deixe dispersar e foque-se na altura devida.



8. Redefina o sucesso


Atingir uma meta é importante mas nem sempre vai conseguir cruzá-la. No entanto, isso não significa que não tenha feito algo positivo, aprender a corrigir o caminho é sempre uma boa aprendizagem.


Este conceito está relacionado com a ideia de criar um tema. Se o seu objectivo é ganhar uma medalha de ouro olímpica, é provável que hajam outras dez pessoas disputando a mesma medalha, partilhando assim todos a mesma meta. Embora a determinação e o trabalho árduo possam ajudar a aumentar o seu potencial, apenas aproximar-se dela já é uma grande conquista - não um fracasso.


Ao trabalhar para atingir os seus objectivos na vida, certifique-se que consegue reconhecer as falhas, elas são o aperfeiçoamento do caminho para o sucesso.



9. Obtenha apoio social


Humanos são criaturas sociais, os psicólogos enfatizam a importância de ter uma rede de apoio ao seu redor quando trabalhamos na direcção de uma meta. O caminho para a realização pode ficar bastante solitário se não tivermos quem gostamos ao nosso lado. Ofereça suporte da maneira que puder, aumentando assim as possibilidades de também o receber, seja quando precisa de uma palavra de motivação ou um simples conselho.



Quando compreender a essência destas 9 dicas, certamente encontrou a força e essência para moldar o seu futuro e alcançar os seus objectivos.


GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com

6 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Ícone do Twitter Branco

© 2019 Orgulhosamente criado com Engenho & Arte