• Engenho e Arte

ZAHA HADID ARCHITECTS VENCE CONCURSO NA CHINA



Zaha Hadid Architects (ZHA) venceu o concurso de design para o Jinghe New City Culture & Art Center na China.


A cidade nova de Jinghe está a crescer como um centro de ciência e tecnologia ao norte de Xi'an, na província chinesa de Shaanxi. Está a tornar-se um centro para o desenvolvimento de indústrias com o foco nas novas energias e materiais, inteligência artificial e aeroespacial.

O Jinghe New City Culture & Art Center estará localizado no distrito de Jinghe Bay Academician Science & Technology Innovation da cidade.

A inscrição vencedora de ZHA foi projetada para ecoar os vales sinuosos esculpidos pelo rio Jinghe através das montanhas e paisagens da província de Shaanxi. O projeto do centro entrelaça-se com o plano diretor urbano existente da cidade para ligar a nova biblioteca multimédia ao norte da Avenida Jinghe com o novo teatro de artes cénicas, salas multifuncionais, estúdios e galerias de exposições ao sul por meio de pátios elevados, jardins e caminhos que atravessam a avenida de oito faixas de tráfego abaixo.




Com rampas levemente inclinadas fornecendo uma porta de entrada para a rede de passeios públicos elevados da cidade, o centro atravessa a cidade para ligar os seus distritos comerciais e residenciais aos parques e ao rio ao sul. Também trará os moradores da cidade para o coração do edifício e fornecerá um acesso direto à estação de metro planeada.



ZHA disse que o centro é organizado como uma série de volumes, camadas e superfícies que se interligam com pátios e paisagens para definir uma sequência de espaços culturais e recreativos internos e externos para a comunidade.

Os terraços da biblioteca multimédia têm vista para o seu átrio de altura total com claraboias difusoras para fornecer uma variedade de zonas de leitura pública para pesquisas individuais e coletivas. A biblioteca integrará publicações impressas com tecnologias imersivas de realidade virtual.



Localizado no lado sul da avenida, o teatro de artes cénicas terá capacidade para 450 pessoas e poderá ser adaptado para diversos tipos de eventos. O salão multifuncional, estúdios e galerias são empilhados e organizados ao redor do teatro para compartilhar áreas públicas projetadas para melhorar a acessibilidade e a colaboração interdisciplinar.

O centro foi projetado para otimizar o uso de ventilação natural e luz do dia no clima temperado ameno de Jinghe New City. Ele incorporará painéis fotovoltaicos para geração de energia no local e recolha de água da chuva. A construção do centro dará prioridade aos materiais produzidos localmente com alto conteúdo reciclado para obter uma certificação de três estrelas no programa Green Building da China.



Informações do projeto: Título do projeto: Jinghe New City Culture & Art Center Arquitetura: Zaha Hadid Architects (ZHA) Localização: Jinghe New City, província de Shaanxi, China Estatuto: vencedor da competição

Equipe ZHA: Diretor: Patrik Schumacher Diretor comercial: Charles Walker Diretor do projeto: Satoshi Ohashi Diretor associado: Yang Jingwen Arquiteto do projeto: Nan Jiang Equipe do projeto: Sanxing Zhao, Lianyuan Ye, Shaofei Zhang, Qiyue Li, Shuchen Dong, Yuan Feng, Congyue Wang, Yuling Ma , Yanran Lu Sustentabilidade: Carlos Bausa Martinez, Bahaa Alnassrallah, Aditya Ambare


GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com #construcao #construção #europa #zonaeuro #custos #inflação #fornecimento

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo