top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

CASA DO LAGO ABERTA PARA A NATUREZA

Atualizado: 11 de nov. de 2021



Situada às margens de um lago, esta casa de família convida à contemplação. As suas grandes janelas panorâmicas oferecem vistas majestosas da paisagem e um espaço de convivência mais próximo da natureza.


Localizada nas margens do Lac Brome, em Quebec, esta grande casa de família desfruta de um panorama excepcional da natureza circundante. As suas grandes janelas de sacada, que circundam a casa como uma elegante cintura de vidro, que de facto oferecem aos seus ocupantes uma vista privilegiada da paisagem.

E esse era o fio condutor do projeto: ter a certeza de estar o mais próximo possível dessa natureza selvagem . Criada pelo gabinete de arquitetura Atelier Pierre Thibault, a casa foi concebida como um grande terraço coberto . O edifício, construído num só nível, é estruturado em torno de grandes volumes, que permitem a entrada generosa de luz em todos os lugares. As aberturas de altura total aqui criam espaços transparentes , onde a fronteira entre o interior e o exterior é esquecida. Em forma de H, a casa está organizada em duas alas, ligadas por uma passagem onde se aninham um pátio interior protegido e uma piscina. As salas de estar comuns são, portanto, naturalmente distantes dos quartos, com privacidade preservada


Seduzidos pelo ambiente intocado de Lac Brome, os proprietários desta residência familiar queriam poder desfrutar desta localização privilegiada no coração da natureza durante todo o ano. A casa foi assim concebida pelos arquitectos como um grande terraço coberto, onde os espaços exteriores comunicam estreitamente com as várias salas interiores.



O terraço está assim ligado à sala de estar pelas grandes janelas salientes que se formam entre as duas como uma divisória transparente, mas também pela lareira. A escolha de materiais naturais, como a pedra e a madeira, acentuam esta impressão de dentro para fora em todas as divisões da casa.



Em grande parte revestido de madeira, o interior foi projetado como um casulo aconchegante. As paredes e tectos apainelados, em tons quentes e caramelizados, trazem alguma profundidade aos espaços habitacionais e conferem uma certa personalidade à casa. Os móveis, também inteiramente em madeira, foram projetados e executados pela empresa especializada Kastella, de Montreal.



A grande cozinha foi construída em torno de duas grandes ilhas e oferece um espaço de vida muito alegre. A carpintaria e as fachadas foram executadas em nogueira, com alternância de nichos abertos e armários fechados. As elegantes bancadas são em Fenix ​​NTM preto.



À semelhança das restantes divisões, a cozinha foi equipada para poder desfrutar de uma vista panorâmica sobre o lago. As ilhas foram assim colocadas estrategicamente de forma a não obstruir o olhar ou os raios de sol, que inundam a casa de luz a qualquer hora do dia.



Como extensão da cozinha, a zona de refeições e depois a sala de estar beneficiam do mesmo ambiente privilegiado. Uma grande estante, feita no mesmo tipo de madeira, cobre o fundo da sala.



Em cada um dos quartos, os arquitetos tiveram o cuidado de preservar a privacidade dos seus ocupantes. As janelas salientes foram então equipadas com cortinas nas fachadas abertas, como aqui na master suite, e janelas panorâmicas localizadas no alto. A divisão beneficia, portanto, de um máximo de luz natural, sem ser muito exposta a olhares externos.



Todas transparentes, as casas de banho foram equipadas de acordo com a mesma receita: vistas desafogadas e grandes aberturas, mas aqui voltadas para o interior da casa. A madeira traz, novamente, a pequena nota calorosa que faz toda a diferença.





Ficha técnica

Projeto: construção de uma casa de família

Local: Lac Brome (Quebec)

Arquitetura: Atelier Pierre Thibault

Carpintaria e móveis: Kastella



GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com



170 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page