COM A DISTANCIA SOCIAL OBRIGATÓRIA AUMENTA TAMBÉM A DISTANCIA DO CONTROLO DE BENS, ESTALEIROS FECHADOS SÃO NESTE MOMENTO UM ALVO MAIS FÁCIL PARA OS AMIGOS DO ALHEIO. CUIDE DE SI E DAS SUAS COISAS.
Com dezenas de estaleiros de obras parados, desertos, os roubos neste locais vão-se tornar cada vez mais frequentes?
As Associações Profissionais da ICC (Industria da Construção Civil) deveriam sensibilizar as empresas de construção e a própria policia para a localização de estaleiros parados, de forma a aumentar o conhecimento de situações de maior risco de ocorrência de furtos.
Vários equipamentos e máquinas de construção civil, têm sido roubadas vendidas a compradores que ou lucram com um preço de saldo ou perderão o que pagaram quando sua verdadeira proveniência for descoberta. Começa a haver pequenos relatos dando conta de um aumento nos roubos de ferramentas e máquinas de construção dos locais onde estão "guardadas".
O confinamento provocado pelo Coronavírus significa que actualmente entramos na "época" para bandos criminosos que visam especificamente os estaleiros de construção. O abandono abrupto dos locais de trabalho deixou muitas máquinas e ferramentas mais vulneráveis. Considerando que uma empresa habitualmente começava a desmobilizar os estaleiro com uma certa programação da retirada das suas máquinas da obra para estaleiros gerais ou outras obras, com o Covid-19 muitos estaleiros fecharam de um dia para o outro, permitindo que haja muita "matéria" que interesse aos ladrões.
As empresas devem ter como objectivo remover a maioria das ferramentas e máquinas dos estaleiros de obras e guardá-las em estaleiros gerais ou armazéns onde seja possível garantir uma vigilância ou segurança mais apertada. Muitas vezes nas obras são usado contentores para guardares pequenas máquinas e ferramentas mas neste momento é recomendável que eles sejam esvaziados do seu conteúdo, movendo o mesmo para outros locais mais seguros. Para estaleiros onde uma empresa não pode remover fisicamente o seu conteúdo, os contentores devem ser bloqueados com grandes blocos de betão ou com grandes maquinas de forma a dificultar o acesso à portas.
O vírus Covid-19 não apenas leva a um aumento no furto em estaleiros de obras, como também aumentou a indisponibilidade da policia para actuar nestes casos de vigilância e acção em caso de ser assinalado um incidente desta natureza.
Também não será de descurar o roubo de materiais, já que com a escassez de materiais de construção civil e o consequente aumento previsível do seu preço, alguns ladrões podem orientar o seu foco neste tipo de matérias.
O furto de materiais, ferramentas e máquinas de estaleiros de obra, serão um entrava para a recuperação norma da actividade de produção na ICC.
SEGURO
A execução de um seguro de obra que inclua o roubo nesta situações é uma medida para minorar os prejuízos destas possíveis ocorrências. Aconselhamos a todas empresas da ICC verificarem esta possibilidade em conjunto com as outras medidas preventivas já referidas.
Joaquim Nogueira de Almeida
GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos
Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com
ARTIGOS DO MESMO AUTOR:
Comments