top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

BETÃO FEITO DE SANGUE HUMANO PARA CONSTRUÇÃO ESPACIAL


TÉCNICAS ANTIGAS REPESCADAS PARA CONSTRUÇÕES FUTURAS EXTRATERRESTES


Revisitando as técnicas ancestrais do passado onde edifícios antigos foram executados com um ligante à base sangue animal, e olhando para um futuro onde humanos usam solo marciano para construção no local, os cientistas elaboraram uma nova receita para um "betão cósmico" de baixo custo.

Grupos de astronautas no espaço podem produzir centenas de quilos do material em cada ano, de acordo com os cientistas, expandindo continuamente um habitat marciano potencial em cada estadia.


O novo material de construção foi desenvolvido por cientistas da Universidade de Manchester, que inspiraram-se em métodos de construção antigos que envolviam a mistura de sangue animal numa argamassa para actuar como um material de ligação. Sangue de porco e argamassa de cal era uma das misturas mais notáveis, em que o sangue regulava o crescimento do cristal de carbonato de cálcio, com um estudo que até menciona isso como "uma das invenções tecnológicas mais importantes na história da arquitetura chinesa".


É empolgante que um grande desafio da era espacial tenha encontrado a sua solução com base nas inspirações da tecnologia medieval, disse o autor do novo estudo, Dr. Aled Roberts.


Mais recentemente, os cientistas têm estado ocupados explorando a questão de como os habitats podem ser construídos durante as futuras missões a Marte ou mesmo lunares. Carregar as naves espaciais com tijolos ou sacos de cimento seria estupidamente caro, então este campo de pesquisa pretende investigar de como essas estruturas podem ser feitas com os materiais que existentes no local, sendo os solos da Lua e de Marte o alvo principal.



Alguns estudos interessantes nesta área mostraram de como esses solos podem ser misturados com outros ingredientes e transformados em blocos de construção flexíveis , tijolos que são mais fortes do que o betão armado ou alguns que até geram eletricidade . Alternativamente, acredita-se que o solo marciano contenha metais que podem ser extraídos e derretidos para formar as partes principais de um abrigo.


No meio da engenharia espacial, isto é conhecido como a utilização de recursos in-situ, e os cientistas da Universidade de Manchester foram criativos ao considerar exatamente quais recursos que os futuros exploradores terão à disposição. Trabalhando com solos lunares e marcianos simulados, a equipe fez experiências com o uso de sangue humano e produtos residuais como material de ligação e encontrou alguns resultados interessantes.



Amostras do chamado AstroCrete feitas com solos simulados da Lua e de Marte, Universidade de Manchester



O trabalho mostrou que uma proteína comum no sangue chamada albumina sérica pode ser usada como um aglutinante para produzir um material semelhante ao betão com uma resistência à compressão comparável ao betão comum. Ao investigar os mecanismos em jogo, a equipe descobriu que as proteínas do sangue "coalham" para formar "folhas beta" que se estendem para fora para manter o material unido.

Ainda mais interessante, a equipe descobriu que a ureia, um produto residual encontrado na urina, suor e lágrimas, pode ser incorporada para aumentar a resistência à compressão em mais de 300 por cento. Ou seja, a chave do betão cósmico mais forte do que o que temos aqui na Terra pode ser encontrada no nosso sangue, suor e lágrimas (e urina).



Uma pequena estrutura impressa em 3D feita com solo de Marte simulado e produtos do corpo humano, Universidade de Manchester



De acordo com os cálculos da equipe, uma tripulação de seis astronautas numa missão de dois anos a Marte poderia produzir mais de 500 kg de AstroCrete, como o material foi chamado. Usado em combinação com sacos de areia ou tijolos feitos do solo, os cientistas dizem que cada membro da tripulação poderia produzir AstroCrete suficiente para expandir o habitat o suficiente para acomodar mais uma pessoa, efetivamente duplicando o espaço do abrigo em cada missão.


"Os cientistas têm tentado desenvolver tecnologias viáveis ​​para produzir materiais semelhantes ao betão na superfície de Marte, mas nunca parámos para pensar que a resposta poderia estar dentro de nós o tempo todo", disse o Dr. Aled Roberts.



Pode consultar o estudo publicado no Materials Today Bio



GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com



52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page