top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

TAXIS ROBOT EM 2020?! TESLA DIZ QUE SIM!



O mega projecto da Tesla, na aposta em táxis autónomos, está com implementação projectada para este ano ainda. Aguarda apenas a aprovação das entidades reguladoras, afirma Elon Musk.

O CEO da Tesla, Elon Musk, diz que o plano da Tesla, em colocar 1 milhão de veículos autónomos para transporte de passageiros (vulgar táxi) na estrada até o final do ano ainda está pendente de aprovação das entidades reguladores, elas que têm o poder de regular e implementar novas iniciativas. Se calhar está neste momento a pensar, como terão 1 milhão de veículos, prontos a circular? Pois é, a Tesla, para garantir que consegue assegurar o sucesso deste projecto, propõe-se, se necessário, a comprar todos os Model 3 aos actuais proprietários. Esta hipótese é representativa da aposta e dedicação de Elon Musk neste projecto pioneiro.

Foi no ano passado, no evento do "Dia da Autonomia" da Tesla, que o CEO anunciou o desafio a que a Tesla se propunha, desenvolver 1 milhão de veículos "Robotaxi" para uma rede de partilha de viagens autónomas, até o final de 2020.


procura e a necessidade das populações em meios de deslocação em intervalos específicos de horas



É uma extensão do plano “Capacidade total de conduzir” da Tesla, para melhorar o seu sistema de piloto automático em todos os seus veículos produzidos desde 2016 - objectivo claro de produzir veículos que são completamente autónomos enquanto circulam, devorando quilómetros após quilómetros sem intervenção do Homem.


Uma vez que este recurso esteja disponível, a partir de uma actualização de software, até o final de 2020, a Tesla garante que terá capacidade de ter mais de 1 milhão de veículos na estrada, com o hardware necessário para executar o novo software.




No entanto, inicialmente, a Tesla errou no que diz respeito à linha de tempo, projectada para o piloto automático e capacidade totalmente autónoma dos veículos que circulam nas estradas. A implementação desta tecnologia complexa, era esperada mais cedo, no entanto isso não se concretizou - Elon Musk falhou nas projecções de timings do projecto.


Ainda assim, o CEO da Tesla afirma acreditar na capacidade da Tesla em implementar esta funcionalidade na frota de taxis robot até o final do ano.



"O pleno funcionamento desta tecnologia ainda parece viável para este ano. A aprovação regulamentar, como uma incógnita, é o factor desconhecido que poderá ditar o sucesso ou insucesso deste projecto."



Por "funcionamento", Musk refere-se ao que ele anteriormente chamava de "recurso completo de direção totalmente autónoma", onde a Tesla fornece todos os recursos necessários, para um sistema de direção autónoma, permitindo que os seus utilizadores não usem qualquer recurso, tendo apenas de garantir a permanente atenção ao percurso, estando prontos a assumir o controlo a qualquer altura.


A Tesla planeia também usar um software para recolher constantemente dados de forma a conseguir aperfeiçoar o software de condução, a experiência e a segurança na circulação de veículos e dos seus ocupantes.



Tudo isto será sem dúvida um grande salto no paradigma da circulação de veículos por todo o mundo, assim como no transporte de passageiros. Estamos num século que tem tido uma evolução tecnológica fantástica. A pergunta que se impõe é onde será que estaremos daqui a 10 anos. Creio que serão poucos aqueles que possam fazer esta projecção com o mínimo de certeza, no entanto, o futuro será incrível.


A implementação deste sistema, a que a Tesla se propõe a ser pioneira, entrará em vigor certamente, agora se será ainda este ano, temos as nossas dúvidas. Se em tempos normais seria uma previsão muito optimista, em plena pandemia mundial será certamente uma miragem.


Acha que até ao final deste ano, teremos estes autênticos robots devoradores de alcatrão, a circular livremente nas estradas dos cinco continentes? Gostávamos de saber a sua opinião.


Acha que Elon Musk conseguirá cumprir os timings a que se propôs? Deixe-nos a sua opinião!



GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com


ARTIGOS DA REDACÇÃO:

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page