top of page
  • Foto do escritorEngenho e Arte

MOTORES ELÉCTRICOS, SERÁ O FIM DOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NA AVIAÇÃO?


Eis o primeiro motor a jacto, eléctrico. Inicia-se assim uma nova era, onde as viagens aéreas poderão ter uma pegada neutra em CO2, impulsionando um mundo que se deseja cada vez mais ecológico!


Estamos a falar ainda de um protótipo é um facto, um motor que está a ser aperfeiçoado e consolidado, mas sem qualquer dúvida será uma importante ajuda no que toca a aliviar as taxas de CO2 e mudanças climáticas.


Da mesma forma que o combustível para as viagens terrestres está a evoluir cada vez mais, rumo à electricidade, diminuindo cada vez mais a dependência pelos combustíveis fósseis, chegou agora a luz ao fundo do túnel para as viagens aéreas. São excelentes notícias, a ciência agradece, o ambiente agradece, a economia mundial agradece, os nossos bisnetos agradecem.


Pois é, já está mais que na altura dos "lobbys" em volta do petróleo e combustíveis fósseis terminarem, o enriquecimento de poucos em prol da miséria de muitos, não pode continuar a ganhar tal dimensão. O sucesso deste projecto pioneiro poderá ser o rastilho que faltava acender.


Acaba por ser irónico, a origem deste protótipo, Wuhan, o berço do coronavírus. Pois é, talvez Wuhan não fique, a partir de hoje, marcado somente por algo tão negativo como este vírus que tem devastado países e economias.




Motores a jato eléctricos


O motor, desenvolvido e concebido por investigadores do Instituto de Ciências Tecnológicas da Universidade Wuhan, China, comprime o ar e ioniza-o usando simples microondas. Após essa ionização, é gerado um plasma que propulsiona[1] o motor para a frente. Juntando este componente à já independente fonte de energia para os sistemas eléctricos dos aviões, poderá sem duvida vir a ser um dos maiores divórcios da história, petróleo-aviação.


Isto significa que chegará o dia em que os aviões só precisarão de electricidade e do ar ao seu redor para voar, um hino à Ciência e Natureza. O principal impulso para a equipa criar este novo tipo de motor foi o nosso planeta e a sua terrível situação de mudança climática. Está mais que na hora de passar do falar à acção, esperemos que tenha chegado o momento com este estimulo que faltava.


"A motivação do nosso trabalho é ajudar a resolver os problemas de aquecimento global devido ao uso humano de motores a combustão, de combustíveis fósseis, para alimentar máquinas, carros e aviões", explicou Jau Tang, responsável pelo projecto e professor na Universidade de Wuhan. "Não há dependência de combustível fóssil no nosso projecto, portanto, não há emissões de carbono para impulsionar o efeito de estufa e o aquecimento global"



O protótipo do motor a jato de plasma, foi capaz de levantar uma bola de aço de um quilograma, sobre um cubo de quartzo de 24 milímetros de diâmetro, onde o ar de alta pressão é transformado em jato de plasma, graças à passagem por uma câmara de ionização por microondas. Para manter os valores em escala, isso corresponde à pressão de propulsão comparável a um motor a jato de um avião comercial. [1]Em aerodinâmica, propulsão é a força aerodinâmica produzida por uma turbina ou hélice.


GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com


ARTIGOS DA REDACÇÃO:


190 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page